scorecardresearch ghost pixel



Como ganhar músculos depois dos 40? Conheça os melhores alimentos

Descubra o que fazer para ganhar massa magra depois de ter passado dos 40 anos de idade. O momento é crítico, sendo que o corpo pode ter perdido cerca de 3% da musculatura.



O ganho de massa muscular pode ficar cada vez mais desafiador após os 40 anos de idade. Principalmente para pessoas que não estão acostumadas a fazer exercícios, o crescimento de músculos enfrenta algumas dificuldades. O que acontece é que depois dos 40 anos, os níveis de testosterona tendem a cair gradativamente, mas este é o hormônio responsável pela regeneração muscular.

Veja também: 4 hábitos que estão roubando sua felicidade e você ainda não percebeu

A perda de massa magra após os 30 anos de idade costuma ser de até 3% a cada década. Esse acontecimento tem nome e se chama sarcopenia. Ao todo, uma pessoa comum pode chegar a perder 30% de músculos durante a vida inteira. Contudo, existem maneiras de conseguir bons resultados em, praticamente, qualquer fase da vida.

Como construir músculos depois dos 40 anos de idade

O processo para a construção de músculos após os 40 consiste em um equilíbrio entre exercícios e alimentação. Se feito de forma regrada, os ganhos aparecem e a saúde agradece. Afinal, já é mais do que comprovado que pessoas ativas, com boa alimentação, vivem mais do que as outras.

Uma pesquisa feita pela universidade McMaster, no Canadá, demonstra como cada fase da vida pressupõe mudanças na alimentação. O estudo provou que pessoas com cerca de 40 anos que aumentaram o consumo de proteínas conseguiram 10% a mais de força e 25% a mais de músculos. A comparação foi feita entre pessoas que continuaram comendo normalmente as mesmas quantidades.

Além disso, aqueles homens que consumiram carboidratos simples e integrais, de alto índice glicêmico, atingiram respostas ainda melhores. O alimento, neste caso, foi ingerido logo após a rotina de exercícios.

Indica-se o consumo suplementar de vitamina E, C, D, magnésio, selênio e potássio. Por isso, vale a pena comer mais aveia, cereja, amêndoas, peixes, tomate, soja, ovos e leite.

Atenção

As informações deste texto são apenas informativas, não se trata de receitas prontas para conseguir ganhar massa ou mudar a alimentação por conta própria. Ou seja, sempre procure um profissional da área para receber as orientações corretas. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário