scorecardresearch ghost pixel



Cuidado! Seu jeito de andar revela se você está com falta de vitaminas

Vitaminas como a B12 são imprescindíveis para o bom funcionamento do corpo humano. A falta delas pode desencadear problemas motores e outros.



As vitaminas são nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo humano. Elas podem ser conseguidas de forma natural, por meio da alimentação, ou através de suplementos, quando são necessários. A falta de vitaminas no corpo pode desencadear alguns sintomas.

Veja também: Conheça a vitamina que tem propriedades relaxantes e combate o estresse

Um dos sinais que a falta de vitaminas oferece é a alteração no jeito de andar. Foi isso o que identificaram pesquisadores e especialistas da Johns Hopkins Medicine e da Mayo Clinic, nos EUA. As informações foram publicadas pelo jornal Daily Express.

Falta de vitaminas afeta o jeito de andar de uma pessoa

De acordo com as informações, “os danos a nível dos nervos periféricos podem, com o passar do tempo, resultar em problemas na movimentação do corpo. […] Também a dormência na zona dos pés e das mãos pode dificultar a locomoção da pessoa, vindo a necessitar de algum apoio. Poderá ainda ocorrer fraqueza muscular e a diminuição dos reflexos”, diz a rede de saúde CUF.

A falta de vitaminas, como a B12, pode acarretar neuropatia periférica. A condição afeta a troca de informações entre o cérebro e outras partes do corpo. Isso inclui a motricidade das pernas e de outros membros.

Entre os sintomas a serem percebidos estão:

  • Mudanças no jeito de andar;
  • Perda de equilíbrio;
  • Dor enquanto caminha.

São apenas alguns dos sinais alertados pelo Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK, na sigla em inglês). Neste caso, abordamos apenas a falta de vitaminas com foco na B12.

Vitamina B12 pode ser consumida em derivados animais

A vitamina B12 pode ser conseguida através do consumo de carnes, ovos, peixes, leite e outros. O grupo Lusíadas salienta que a falta de vitamina B12 pode desencadear alterações raras, mas que podem levar a óbito se não forem corrigidas.

Para identificar o problema, é preciso passar pelo diagnóstico de um especialista e seguir o tratamento indicado. Apenas observar os sintomas destacados acima não basta para afirmar a falta de vitaminas no organismo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário