Um levantamento realizado pelo economista Fernando Agra mostrou que a ceia de Natal deste ano sairá mais cara para o consumidor, especialmente para aqueles que não se planejaram com antecedência para o jantar em família. O aumento informado pelo profissional será de 16,2% em relação ao mesmo período em 2021.
Leia mais: Sobremesa de Natal! Delícia de banana impecável vai ser o sucesso da ceia
A pesquisa foi realizada com dados liberados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) realizado pelo IBGE. Entre os fatores que deixarão o evento mais caro é o aumento no preço dos itens que fazem parte do jantar. A inflação registrou um aumento significativo, principalmente em relação ao preço dos alimentos.
As taxas de câmbio também influenciam nos valores dos produtos. Com o dólar em alta, a exportação aumenta, logo os itens disponíveis para o mercado interno diminuem, fato que faz com que o preço suba para nós. Pensando nisso, elencamos algumas dicas para quem não quer deixar de realizar uma bela ceia, mas ainda pretende economizar.
5 dicas para economizar no Natal
Mesmo com o aumento nos preços dos alimentos, é possível realizar um belo jantar comemorativo com diversas opções na mesa, mas sem pagar preços absurdos por isso. No entanto é necessário se organizar e procurar no mercado as melhores ofertas dos produtos que estarão na lista de compras. Acompanhe as sugestões.
Troque alimentos mais caros por opções mais baratas
Quer gastar menos? Troque as versões mais caras por opções mais baratas, mas sem deixar de lado a qualidade dos pratos oferecidos! Fazendo assim, verá como as refeições natalinas ficarão saborosas e baratas.
Em resumo, opte por marcas menos conhecidas ou populares. Claro, também escolha frutas e verduras da época, pois elas estarão mais em conta devido à alta disponibilidade em qualquer mercado.
Compre os ingredientes antecipadamente
Fazer uma lista com todos os ingredientes necessários para a ceia irá evitar estresse e principalmente possibilitará que a família faça uma maior economia no final do mês. Os preços variam nesta época, uma vez que a demanda aumenta conforme a comemoração vai se aproximando, então é bom ter tudo em mente e aproveitar as promoções.
Faça uma lista de convidados
Ao estabelecer uma lista de convidados, é possível saber o número exato de pessoas que estarão presentes na ceia.
O anfitrião então terá uma ideia da quantidade de comida que deverá ser necessária para o jantar, além de quanto será gasto para esta preparação. É preciso ficar atento aos convidados que chegam de última hora!
Se planeje para a chegada deles também, assim não passará por cima do seu orçamento.
Delimite um valor a ser gasto por convidado
Ao estabelecer uma lista de convidados, fica mais fácil saber a quantidade exata de pratos que devem ser feitos e quantos ingredientes devem ser comprados. Assim é possível estabelecer uma média de quanto cada pessoa irá consumir, o que te leva ao valor que será gasto por convidado.
Pesquise os valores em diferentes supermercados
Após a lista de compras ser feita, será preciso começar a buscar por melhores preços em diferentes lugares.
Essa consulta poderá ser feita nas redes sociais dos atacadões, logo nem precisa sair de casa e gastar gasolina. Atenção também para as promoções ofertadas para compras de itens em grande quantidade ofertado pelos atacadões, visto que podem ser uma boa opção para ceias que contarão com uma grande lista de convidados.