scorecardresearch ghost pixel



Confirmado: Vale-gás passará por mudança importante em 2023

Auxílio Gás dos Brasileiros terá alteração no valor a partir do próximo ano. Veja o que esperar do programa.



Está chegando ao fim o último calendário de pagamentos do ano do Auxílio Gás, mais conhecido como vale-gás nacional. O programa oferece ajuda em dinheiro para que famílias de baixa renda possam comprar gás de cozinha.

Leia mais: Juros reduzidos na compra de imóveis com FGTS valem por mais seis meses

Esta será a última parcela do benefício antes de uma grande mudança que deve impactar cerca de 5,9 milhões de beneficiários. Desde agosto, o governo federal está pagando 100% do preço médio do botijão de gás de 13 quilos para os aprovados no programa.

Originalmente, seu valor é equivalente a 50% dessa referência, apurada periodicamente pela ANP (Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis). Contudo, uma PEC editada pelo governo Jair Bolsonaro em vigor desde agosto elevou o benefício para a quantia integral do botijão.

Valor do Auxílio Gás em 2023

Como a PEC aprovada pelo Congresso Nacional só tem validade para 2022, o vale-gás voltará ao seu patamar original no próximo ano. Considerando a parcela de dezembro, que foi de R$ 112, os beneficiários devem receber cerca de R$ 56 na próxima rodada.

Também vale destacar que os repasses do benefício são bimestrais e ocorrem apenas nos meses pares do ano. Dessa forma, o próximo calendário está previsto para fevereiro.

Calendário de dezembro

Assim como o Auxílio Brasil, o vale-gás realiza depósitos na ordem do NIS (Número de Identificação Social) do aprovado. Os repasses deste mês terminam no próximo dia 23, com os beneficiários que possuem NIS com final 0. Veja o cronograma completo:

Final do NIS Data de pagamento
1 12 de dezembro
2 13 de dezembro
3 14 de dezembro
4 15 de dezembro
5 16 de dezembro
6 19 de dezembro
7 20 de dezembro
8 21 de dezembro
9 22 de dezembro
0 23 de dezembro




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário