Um novo ano se aproxima e, ter a oportunidade de começar o ciclo com as contas em dia, ou pelo menos renegociadas, é uma boa opção para fazer um bom planejamento financeiro. Algumas dicas simples podem auxiliá-lo nessa organização para você ficar no azul.
Leia mais: Caixa se une à Serasa para realizar feirão de renegociação de dívidas
O primeiro ponto é avaliar qual é a dívida mais cara. Ela deve ser priorizada. Contudo, é preciso avaliar se a mais cara é que tem maior valor ou a que tem juros maiores. Além disso, renegocie com seus credores e estabeleça metas para cumprir os acordos. Vale dizer que normalmente as empresas oferecem boas condições de renegociação para recuperarem pelo menos parte do dinheiro.
Organização financeira
Saber o quando se ganha, assim como quanto se gasta é fundamental. Esse passo é importante na hora de preparar uma contraposta de pagamento de uma dívida.
Fazer as contas, tentar reduzir os gastos fixos e cortar os supérfluos é um bom primeiro passo. Atitudes simples como apagar as luzes para economizar energia ou trocar o plano de internet podem fazer muita diferença.
Por outro lado, de olho no final de ano, aproveitar o 13º salário para reduzir as dívidas também pode ser uma saída. Por fim, outros caminhos como buscar renda extra com a venda de itens que estão parados, ou produzindo itens para comercializar, como doces, podem contribuir para esse aumento de faturamento.
Limpando o nome
Outra alternativa é procurar os órgãos de proteção ao crédito, como Boa Vista SCPC, Serasa e SPC Brasil para renegociar dívidas pelo site. Em síntese, a partir de renegociação da dívida e pagamento da primeira parcela, o nome sai dos birôs de crédito em até cinco dias úteis.