scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Copom discute Selic em nova reunião; INSS paga aposentadorias e pensões para 3 grupos; Previsão do tempo para a semana

Decisão do Copom sobre a Selic e novos pagamentos de benefícios do INSS estão entre os principais assuntos desta segunda, 5.



O Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central volta a se reunir a partir da próxima terça-feira, 6, para o último encontro de 2022. O principal assunto em questão será um possível reajuste na taxa básica de juros, a Selic.

Leia mais: Supermercados Carrefour de todo o país vão congelar preços de 4.000 produtos

Hoje é dia de novos pagamentos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) referentes ao mês de novembro. De acordo com o calendário oficial, a autarquia depositará os benefícios de três grupos de aposentados, pensionistas e beneficiários de outros auxílios e programas.

Nos destaques desta segunda-feira, 5, confira ainda a previsão do tempo até o próximo fim da semana.

Previsão do tempo até 12 de dezembro

Novembro terminou com muitas chuvas, que causaram transtornos e prejuízos em diversos municípios brasileiros. Para a segunda semana de dezembro, a previsão dos meteorologistas segue sendo de altos acumulados em parte do país, com melhora na umidade no Centro-Sul.

O mês ainda deve ter bastante chuva, mas não de forma generalizada como vinha ocorrendo até então. No decorrer desta semana, o padrão de precipitação observado sobre o país não é homogêneo.

Os volumes devem aumentar durante os próximos dias especialmente entre Santa Catarina e Paraná, bem como em outras partes da região Sul. No Sudeste, incluindo o interior de São Paulo, também é esperado um aumento nas chuvas.

Já no Centro-Oeste, continua chovendo no leste de Mato Grosso do Sul, interior de Goiás e noroeste de Mato Grosso. Nas demais áreas da região, não há condição de regularização da precipitação pelo menos até a metade do mês.

O alerta na segunda semana de dezembro vai para as áreas entre Minas Gerais, Espírito Santo e extremo sul da Bahia, onde os acumulados são altos. Nesses locais, as chuvas só devem começar a diminuir na próxima quinzena do mês.

Última reunião do Copom

A última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em 2022 começa amanhã, 6, e vai até a próxima quarta-feira. Em meio ao cenário atual de incertezas fiscais, o mercado aguarda a decisão do colegiado sobre a taxa básica de juros (Selic).

A Selic atualmente está em 13,75%, patamar que na opinião da maior parte dos especialistas deverá ser mantido. Por outro lado, eles acreditam que o Copom pode adotar uma posição mais firme no combate à inflação.

“Se um cenário de descontrole fiscal se materializar, podemos ter a manutenção da Selic ao longo de 2023 ou até mesmo um novo ciclo de alta”, opina o diretor de Investimentos do Paraná Banco, André Malucelli.

Além de servir como referência para a economia brasileira, a Selic é o principal instrumento usado para controlar a inflação do país. A próxima reunião do colegiado acontece nos dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro de 2023.

INSS paga benefícios para 3 grupos

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) retoma nesta segunda o calendário de pagamento de aposentadorias e pensões referentes ao mês de novembro. Os repasses são feitos de acordo com o final do número de benefício do segurado, sem considerar o dígito após o traço.

Três grupos terão acesso aos recursos hoje, sendo eles:

  • Beneficiários que ganham um salário mínimo: benefício com número final 8
  • Beneficiários que ganham mais de um salário mínimo: benefício com número final 3 e 8.

Dos mais de 36 milhões de segurados do INSS, cerca de 60% vivem com apenas um salário mínimo por mês. A lista inclui cidadãos que recebem aposentadorias, pensões e auxílio-doença, auxílio-reclusão e outros pagamentos previdenciários e assistenciais.

Para consultar informações sobre os benefícios da autarquia, o interessado pode baixar o aplicativo Meu INSS, acessar o site meu.inss.gov.br ou ligar para o telefone 135 (atendimento de segunda a sábado, das 7h às 22h).




Voltar ao topo

Deixe um comentário