scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Emissão de passaportes é normalizada; Taxa de juros média sobe para 31,4% ao ano; Saque do PIS/Pasep termina amanhã; Bolsonaro deve prorrogar isenção de impostos sobre combustíveis

Fim do prazo para saque do abono PIS/Pasep e prorrogação da isenção de impostos federais estão entre os principais assuntos desta quarta, 28.



Quem vai viajar para fora do país recebeu a boa notícia que a Polícia Federal normalizou a emissão de passaportes do país. A confecção dos documentos foi paralisada pela segunda vez no dia 1º de dezembro, em razão da falta de recursos.

Leia mais: Mudanças do Pix estão chegando: saiba como você será afetado

Já os brasileiros que procuram empréstimos não estão em boa situação. Segundo dados do Banco Central, os juros médios cobrados pelos bancos chegaram a 31,4% ao ano em dezembro.

Nesta quarta-feira, 28, também estão em foco a proximidade do fim do prazo para saque do abono PIS/Pasep e a prorrogação da isenção de tributos federais. Confira mais detalhes nos destaques do dia.

Normalização da emissão de passaportes

A Polícia Federal (PF) anunciou na última segunda-feira, 26, que a emissão de passaportes foi normalizada em todo o país. A distribuição já começou e cerca de 108.701 pessoas que estavam na espera devem receber os documentos nos próximos dias.

O cidadão que está aguardando a emissão deve consultar a situação do pedido no site da PF e comparecer ao posto somente quando constar que o passaporte está disponível. Já os novos pedidos seguem sem mudanças.

“Os prazos de entrega serão normalizados tão logo as solicitações anteriores tenham sido processadas”, diz a corporação.

A suspensão da confecção ocorreu pela primeira vez no dia 19 de dezembro devido à falta de recursos. O governo federal liberou R$ 37,36 milhões na semana seguinte à paralisação dos serviços, mas o montante não foi suficiente para atender os pedidos realizados após 1º de dezembro.

Taxa média de juros bancária dispara

O Banco Central informou que os juros médios cobrados pelos bancos em empréstimos subiram em novembro, chegando a 31,4% ao ano. Na comparação com outubro, a alta é de 1,3 ponto percentual.

Considerando o valor registrado em novembro de 2021, o aumento chega a 7,4%, já que na época a taxa média era de 24% ao ano.

O volume total de contratações de crédito chegou a R$ 506,4 bilhões no mês passado, também segundo o BC. O montante corresponde a alta de 21,9% no acumulado em doze meses frente ao período imediatamente anterior.

Saque do PIS/Pasep termina amanhã

Está chegando ao fim o prazo para trabalhadores de todo o país realizarem o saque do abono salarial do PIS/Pasep referente ao ano-base 2020. O pedido pode ser feito até o dia 29 de dezembro, amanhã, de forma totalmente digital.

O benefício de até um salário mínimo é pago aos funcionários de empresas privadas e servidores públicos que trabalharam por pelo menos 30 dias naquele ano. Também é preciso ter recebido até dois salários mínimos, em média, no período, bem como cumprir outros requisitos.

A consulta do abono pode ser feita no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, na aba “Benefícios”, ou pelo telefone 158. Outra opção é consultar os valores diretamente nos canais dos bancos pagadores.

O Banco do Brasil é responsável por pagar o Pasep dos servidores públicos e militares. Já a Caixa Econômica Federal cuida do PIS para os empregados da iniciativa privada.

Depois do dia 29, o montante volta para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e só poderá ser resgatado novamente quando o governo anunciar a abertura de um novo calendário.

Bolsonaro vai prorrogar isenção de PIS e Cofins

O ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciou que o presidente Jair Bolsonaro prorrogará a isenção de PIS e Cofins sobre os combustíveis por mais 30 dias. Segundo o chefe da pasta, será um “gesto de boa vontade” ao presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva.

O ato será oficializado via medida provisória e já foi acertado com Guedes e com o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Sem a prorrogação, a isenção terminaria em 31 de dezembro e poderia elevar os preços dos combustíveis já na data da posse do petista. As informações são de Carla Araújo, colunista do UOL.




Voltar ao topo

Deixe um comentário