scorecardresearch ghost pixel



Essa é nova! Tatuagem inteligente pode detectar os níveis de estresse pela mão

Pesquisadores desenvolveram uma tatuagem eletrônica que pode detectar o estresse. Ela é fixada na palma da mão do usuário e conectada a um smartwatch.



A palma da mão do ser humano diz muito sobre seu estado emocional. Por exemplo, a pele de uma pessoa pode dizer quando alguém está chateado, ansioso ou nervoso. É por isso que pesquisadores da Texas A&M University e da University of Texas em Austin usaram a tecnologia de tatuagem eletrônica (e-tattoo) para um tipo de monitoramento conhecido como “detecção de atividade elétrica” ​​(EDA).

Veja também: Jovem recebe diagnóstico inesperado após suspeitar de crise de estresse

Cientistas descrevem a criação de uma tatuagem eletrônica feita de grafeno que cabe na palma da mão. Ela é quase invisível e pode ser conectada a um smartwatch, conforme consta em um artigo publicado na Nature.

Segundo Nanshu Lu, líder do projeto e professor do Departamento de Engenharia Aeroespacial e Mecânica da Universidade do Texas, o equipamento é praticamente indetectável. Mais do que isso, ele pode ajudar a diminuir o estigma social de quem precisa usar sensores para monitorar alguma condição de saúde, por exemplo.

Tatuagem que detecta estresse teve inspiração no metaverso

Lu e seus colaboradores vêm desenvolvendo a tecnologia de tatuagem eletrônica vestível há alguns anos. O grafeno tem sido o material favorito por causa de sua espessura e pela sua qualidade em medir muito bem o potencial elétrico do corpo humano, levando a leituras precisas sobre o nível de estresse.

No entanto, esses materiais ultrafinos têm pouco efeito, de acordo com um relatório da NeuroScience News. Isso torna doloroso aplicá-los em áreas do corpo que se movem muito, como a palma da mão e a ponta.

Inovação sem limites

O processo pelo qual uma tatuagem eletrônica na palma da mão é capaz de transferir dados com sucesso para um circuito regulado – neste caso, um dispositivo inteligente disponível comercialmente – é a inovação.

Os cientistas fizeram uso de uma forma de serpentina com duas camadas de grafeno e alguns overposts. Ao mover a fita para frente e para trás, ela consegue lidar com a tensão que vem dos movimentos do corpo para tarefas diárias como proteger o piloto enquanto ele dirige, abrir portas e atravessar a sala.

Sensores EDA aplicados a outras partes do corpo, que fornecem uma leitura menos precisa, ou eletrodos volumosos e visíveis são usados ​​na atual tecnologia de monitor de palma.

Ele afirmou que a inspiração dos pesquisadores para este estudo veio de jogos e realidade virtual (RV).

Foto: Kostenko Maxim/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário