scorecardresearch ghost pixel



Faça a conta: saiu a ferramenta que calcula o IPVA 2023; veja como usar

Imposto deve ficar 10% mais caro no ano que vem. É o que aponta uma ferramenta que calcula o valor do IPVA em 2023. Veja como fazer o cálculo.



O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deve ficar mais caro em 2023. Pelo menos essa é a estimativa apontada por uma startup, que lançou uma ferramenta que calcula o valor do imposto. O IPVA deve ter um reajuste de 10% no ano que vem.

Leia mais: IPVA para eles NÃO! 11 grupos receberão isenção do tributo em 2023

A calculadora que calcula o IPVA foi lançada pela Zapay. Para conferir a ferramenta, os interessados podem acessar o site da startup. Saber exatamente quanto pagar de imposto é um bom jeito de organizar as finanças de início de ano, sem contar que o IPVA é quase sempre um dos gastos mais altos.

Ferramenta calcula IPVA em 2023

De acordo com a Zapay, a intenção é justamente ajudar as famílias a programarem melhor as contas de início de ano. A ferramenta que calcula o IPVA em 2023 foi lançada antes mesmo do pagamento do 13º salário como forma de incentivar as famílias a guardarem parte do dinheiro para os gastos do ano que vem.

O IPVA é um imposto pago todos os anos pelos donos de veículos. O dinheiro arrecadado é destinado para setores como infraestrutura, segurança e educação. Parte do dinheiro fica para o estado e a outra para o município onde o veículo está registrado.

O valor do IPVA é calculado com base no preço de mercado do veículo. Para tanto, o cálculo considera a Tabela da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), maior referência no Brasil. Por essa razão, cada proprietário paga um valor diferente.

Muitos donos de veículos ficam sem previsão de quanto devem reservar para arcar com o compromisso de todos os anos. É pensando nisso que a ferramenta calcula o IPVA em 2023, já com a previsão de reajuste no valor.

Há ainda mais um detalhe que dificulta o cálculo do imposto. É que cada estado pode definir a própria alíquota. Por essa razão, o valor varia tanto de uma região para a outra.

Os proprietários devem ter atenção ao calendário do estado onde moram, para não perder a data de pagamento do imposto. A informação fica disponível no site da Secretaria da Fazenda e Planejamento de cada unidade federativa.
A ferramenta lançada pela startup está disponível gratuitamente no site da Zapay.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário