scorecardresearch ghost pixel



Horário de verão pode voltar em janeiro? Veja resultado da enquete de Lula

Lula postou no Twitter uma enquete sobre a retomada do horário de verão. A maior parte dos brasileiros que votaram foram a favor do retorno.



Amado por um, odiado por outros. Assim é o horário de verão. O Governo Federal considerou a retomada do modelo em 2022, mas um estudo indicou a baixa viabilidade. Agora, com a vitória do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), será que o horário de verão pode voltar? Os planos da equipe podem estar traçados.

Leia mais: Governo Lula vai taxar o PIX? Haddad explica o que vai acontecer

Lula foi para as redes sociais em busca da opinião dos brasileiros.

No Twitter, o presidente eleito fez uma enquete que consulta o que a população acha da retomada. Ele postou: “Governo que consulta a população. O que vocês acham da volta do horário de verão?”.

Horário de verão no governo Lula

A simples enquete rendeu muitos questionamentos sobre a possível retomada e seus benefícios.  Mais de 2,3 milhões de brasileiros votaram na enquete postada por Lula. O resultado foi de 66,2% para o retorno do horário de verão contra os 33,8% que não aprovam a ideia.

O modelo foi extinto em 2019 pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). A proposta é feita para aproveitar a luz natural e, consequentemente, gerar uma economia de recursos e reduzir também os gastos das famílias.

Apesar disso, a economia registrada com o modelo é considerada baixa por muitos especialistas. Fica na média de 5%. Com o horário, os relógios são adiantados em uma hora entre a primavera e o verão. Dessa forma, ao fim do dia, as regiões que adotam o modelo ganham mais tempo de luz, reduzindo o gasto de energia após o expediente.

Para deixar isso de lado, o governo analisou em 2019 os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). O argumento usado foi de que o pico de consumo mudou com mais aparelhos de ar-condicionado ligados durante a tarde nas empresas, ou seja, havia poucas vantagens reais.

Ao que tudo indica, mesmo sem a certeza de que o horário de verão voltará com Lula, o que se sabe até agora é que o governo analisa a viabilidade e pode trazer novidades muito em breve.

A decisão tem que ser anunciada com dois meses de antecedência para que as empresas e cidadãos se organizem para receber a mudança. Se voltar, a previsão é de que seja implantado em outubro de 2023.




Voltar ao topo

Deixe um comentário