Não coma ovo assim: os perigos da contaminação que ninguém conta

Consumir o ovo mal passado é comum em muitas culinárias. Mas será que é seguro ingerir o alimento dessa forma no Brasil? Veja o diz a ANVISA.



Os ovos podem fornecer uma grande variedade de nutrientes essenciais, mas caso não sejam preparados corretamente, podem resultar em infecção alimentar. Consumir ovo cru ou mal cozido pode ser perigoso para a saúde, devido à bactéria Salmonella. Os sintomas associados a esse micro-organismo incluem náusea, vômitos, diarreia, febre e dor abdominal. 

Veja também: Azeite x óleo: afinal, qual é o mais saudável na hora de cozinhar?

Sobre determinados aspectos culturais 

O consumo de ovos crus vem sendo praticado como hábito alimentar em alguns países há muitos anos. Alguns desses países que consomem ovos crus são Japão, Tailândia, Coreia do Sul, México, Índia, Chineses e Filipinas. Parte desses países realiza um tipo de produção controlada, garantindo que os riscos de contaminação cruzada sejam mínimos, favorecendo certas culinárias regionais. 

É possível comer ovo cru no Brasil? 

Atualmente, segundo a ANVISA, o Brasil proíbe o consumo de ovos crus em áreas comerciais ou instituições, como bares e restaurantes. Isso se deve ao fato de que os ovos crus podem ser contaminados pela bactéria da toxoplasmose, e, quando ingeridos por qualquer pessoa, esta pode desenvolver complicações a curto ou longo prazo, semelhantes a uma gripe forte, causando graves danos ao sistema nervoso e comprometendo a imunidade do paciente. 

Evite comer ovo cru em qualquer lugar

Mesmo em casa, procure preparar o ovo de uma forma que ele não fique totalmente cru, respeitando as orientações dos órgãos regulamentares. No caso da Salmonella, alguns problemas mais graves da infecção são a desidratação, a sepse e a anemia. Portanto, nunca consuma ovos mal cozidos para evitar qualquer problema de saúde grave. Proteja a si mesmo e a sua família de possíveis complicações e mantenha um ambiente alimentar seguro. 

Outros motivos pelos quais você não deve comer ovo mal passado 

  • O ovo cru contém uma boa quantidade de lípidos, que ao seu consumo em excesso podem contribuir para maior risco de doenças cardiovasculares, além de ser difícil digerir.
  • O ovo cru é rigorosamente vedado para mulheres grávidas por conta das bactérias presentes nele, o que representa risco à saúde do feto.
  • O ovo cru também apresenta riscos à saúde de pessoas com índice de colesterol alto, pois possui alta concentração de substâncias gordurosas.
  • O consumo de ovo cru pode contribuir para o excesso de peso, pois contém ômega-3 em quantidade elevada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário