scorecardresearch ghost pixel



O sapoti é a ‘fruta do cérebro’ que você precisa conhecer urgentemente!

O sapoti é um fruto tropical muito nutritivo e saboroso, que oferece vários benefícios para a saúde, potencializando sua concentração e memória.



O sapoti é uma fruta nativa da América Central, especificamente do México, e é cultivado em toda a América do Sul e partes da Ásia. O nome vem do asteca tzapotl, que significa “fruta doce”. O seu sabor é semelhante ao de uma pera com uma textura de maçã. Dessa forma, tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo, graças aos seus benefícios nutricionais e à sua versatilidade na cozinha. 

Veja também: Descoberta a fruta da felicidade! Saiba porque ela vai te deixar mais feliz

Uma fruta rica em nutrientes 

Rico em minerais, como cálcio, ferro, magnésio, fósforo e potássio, também apresenta uma boa concentração de A, B1, B2, B3 e C. Muitas vezes é usado como um ingrediente em sucos, smoothies, sorvetes, doces, iogurtes, geleias e até mesmo licores. A polpa é extremamente saudável, pois tem poucas calorias e contém grandes quantidades de fibras e nutrientes.

Melhorando as funções cognitivas

O fruto contém ácido alfa-linolênico, um ácido graxo ômega-3 importante para a saúde do cérebro, gerando um efeito protetor sobre o órgão, sendo assim,  ajuda a prevenir doenças neurodegenerativas como Alzheimer e Parkinson. Além disso, essa substância ajuda a melhorar a memória e a concentração. A quantidade de vitamina B reduz o cortisol, que reflete na redução do estresse. 

Protegendo o desgaste do sistema nervoso

Conforme as pessoas envelhecem, o sistema nervoso começa a ter dificuldade de conceber conexões. Os cuidados ligados à alimentação são essenciais para retardar traços de demência. O alimento ajuda a proteger as células do cérebro de danos oxidativos. Essa produção de neurotransmissores faz com que o sapoti também tenha propriedades antidepressivas. 

Não é só o cérebro que se beneficia do consumo de sapoti, dado que o ácido fólico fortalece o sistema cardiovascular, ajuda na redução do colesterol e os flavonoides como a quercetina e luteína. Além disso, eles reduzem a incidência de doenças crônicas como tumores cancerígenos.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário