scorecardresearch ghost pixel



O perigo do botão soneca: por que você nunca deve apertá-lo de manhã?

Confira os motivos pelos quais apertar o botão soneca pode parecer vantajoso por permitir um sono a mais, mas, na verdade traz malefícios.



Existe um hábito que parece inofensivo, mas pode estar sabotando suas manhãs: o botão soneca. Aquela tentação de ganhar mais alguns minutinhos de sono pode parecer irresistível, mas será que vale a pena?

Veja também: 5 hábitos que pessoas inteligentes fazem à noite para dormirem melhor

Confira o impacto dele no nosso corpo e mente e as alternativas para conseguir levantar de manhã no horário certo.

Botão soneca e o sono fragmentado

Começando com uma informação de Azizi Seixas, professor na Universidade de Miami à Newsweek. Ele menciona que os minutos entre apertar o botão soneca e o alarme tocar novamente podem iniciar um novo ciclo de sono, geralmente leve.

No entanto, esse sono fragmentado pode ser problemático, pois interrompe o ciclo natural do sono-vigília! Desse modo, leva à inércia do sono, aquela sensação atordoada e desorientada ao acordar de um sono profundo. Isso pode dificultar a sensação de alerta e plena consciência quando o alarme tocar novamente. Então, afeta potencialmente o desempenho cognitivo e o humor.

Além de confundir nosso relógio biológico, a dupla interrupção do alarme pode colocar nossos corpos sob estresse desnecessário. Katherine Hall, psicóloga do sono, também à Newsweek, explica que durante esses minutos, nossos cérebros começam a passar por um processo perturbador. Dessa maneira, quando o alarme toca, entramos na parte final de um ciclo de sono, quando o sono começa a se tornar rejuvenescedor.

Essa interrupção súbita desencadeia uma resposta de “luta ou fuga”, elevando nossa pressão arterial e frequência cardíaca. Logo, se os alarmes forem repetidos, isso faz com que o corpo acredite que existe uma ameaça real, levando ao aumento do hormônio do estresse.

Os efeitos do botão soneca a longo prazo

Apertar o botão soneca de vez em quando pode apenas nos deixar um pouco grogues, mas definir vários alarmes regularmente pode levar a problemas mais sérios a longo prazo.

Seixas destaca que as interrupções do sono podem levar a sentimentos de fadiga, redução da produtividade, aumento do risco de resultados ruins de saúde e podem servir como fator de risco para condições crônicas de saúde.

Alternativas saudáveis

Então, qual é a alternativa para acordar de forma mais saudável? Uma ótima maneira de simular a luz da manhã é usar um despertador de simulação do nascer do sol.

Hall diz que um despertador de simulação do nascer do sol imita um nascer do sol natural, intensificando gradualmente a luz. Ou seja, proporciona um despertar suave semelhante à resposta do corpo à luz do dia.

Esse início gradual permite um despertar mais calmo e é menos provável que nos deixe grogues. Da mesma forma, experimentar um nascer do sol simulado pela manhã desempenha um papel crucial na regulação do nosso ritmo circadiano.

Com informações do Newsweek.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário