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Por que algumas frutas têm adesivo? O segredo por trás é surpreendente

Em determinados estabelecimentos, algumas frutas recebem um selo, mas você já se perguntou para que serve esse tipo de marcação? Veja o significado aqui.



A prática de colocar adesivo nas frutas é uma técnica usada para identificar cada produto. O mecanismo ajuda os consumidores a identificar a origem dos insumos adquiridos, além de possibilitar o rastreamento caso ocorra algum problema com a qualidade ou segurança do alimento. Em geral, o código é mais utilizado em frutos que entraram no mercado a partir de importadores. 

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O que são os códigos PLU? 

Os códigos PLU (Price Look Up) são usados para rastrear frutas e legumes em toda a cadeia de abastecimento. Isso significa que todos os intermediários – desde o produtor até o varejista – sabem a origem, o tamanho e o preço da fruta ou do vegetal. Essa sistematização de informações ajuda a garantir que os preços sejam justos para todos os envolvidos e que a qualidade seja uniforme.

Identificando produtos orgânicos 

Além disso, os códigos PLU são úteis para que os consumidores possam diferenciar os produtos orgânicos dos produtos convencionais. Ao identificar as frutas e legumes corretamente, as pessoas conseguem escolher os alimentos que melhor se adequam às suas necessidades e preferências. Sendo assim, é uma chance dos comerciantes aumentarem a credibilidade.

Aumentando a eficiência dos mercados

O sistema foi introduzido nos Estados Unidos em 1990, quando o setor de alimentos começou a se modernizar. A rastreabilidade é um processo importante para a segurança dos consumidores. O rastreamento permite que se saiba a origem, o histórico e o destino dos produtos ao longo do ciclo de vida deles. É uma ferramenta essencial para garantir que tudo esteja seguro para o consumo humano. 

Como funciona o Price Look Up?

Uma fruta que a maioria das pessoas conhece é a banana convencional, que tem o PLU 4011. Se você quiser comprar bananas orgânicas, o PLU será 94011. Além das bananas, os outros produtos de frutas também têm seus próprios números PLU. Por exemplo, as maçãs têm um PLU de 4381, enquanto as laranjas têm um PLU de 4037. Isso ajuda os vendedores e compradores a identificar e monitorar os produtos.

Foto: GS23/Shutterstock




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