scorecardresearch ghost pixel



Por que tomar café dá vontade de ir ao banheiro? Especialistas explicam

Já se perguntou por que tomar café te faz ir ao banheiro? Muitas pessoas convivem com esse “reflexo” do corpo e não sabem o motivo. Entenda as causas.



O café possui vários efeitos apreciados pelas pessoas em qualquer lugar do mundo. Além do próprio ritual de tomar a bebida, que já é prazeroso por si só. O líquido aumenta a energia vital e ajuda no intestino preso, pelo menos é o que parece, já que tomar café dá vontade de ir ao banheiro logo nas primeiras horas da manhã. Isso acontece com você? Entenda melhor o assunto.

Veja também: Dessa você não sabia: para onde vai a cafeína do café descafeinado?

Por que tomar café dá vontade de ir ao banheiro?

Pois é, muitas pessoas só conseguem ir ao banheiro depois de tomar uma boa xícara do líquido preto. Contudo, será que este é um efeito fisiológico ou mental? Será que é preciso se preocupar? Entenda porque tomar café dá vontade de ir ao banheiro.

Primeiramente, saiba que não existem muitas pesquisas que analisam os efeitos do café no intestino. Assim, encontrar respaldo científico para esta questão ainda é algo desafiador, caso seja o seu objetivo. Alguns especialistas acreditam que pode não existir demanda médica sobre o tema para incentivar uma investigação mais profunda.

O que pode ser afirmado com segurança é que o café não substitui a presença de fibras e de água na dieta. Na verdade, a ação do café como estimulante intestinal pode ser observada com mais facilidades em pessoas que já tem o sistema orgânico bem regulado. Em outras palavras, não há provas de que tomar café tenha efeito laxante isoladamente.

Outro ponto intrigante está na relação da cafeína com o efeito. O fato de o café ajudar a ir ao banheiro parece não estar relacionado com seu principal princípio ativo. Tanto a bebida cafeinada como descafeinada produz o mesmo efeito ao corpo.

Café também é um estimulante natural de contrações

No entanto, sabe-se que o café ajuda a estimular contrações no cólon. Esses movimentos têm por finalidade misturar, amassar e expelir o bolo fecal para fora. O problema é que condições físicas, químicas e emocionais são as responsáveis pela ocorrência de tais reações. Assim, não dá para simplesmente afirmar que o efeito do café se baseia apenas na parte fisiológica.

Seus grãos torrados são ricos em melanoidinas – compostos que possuem fibras dietéticas e melhoram o fluxo intestinal. Porém, mesmo essas substâncias existindo, a ação delas no corpo não seria instantânea. Por isso, o que se pode dizer é que o café ajuda a ir ao banheiro, mas os motivos podem estar ligados tanto ao psicológico quanto ao funcionamento do organismo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário