scorecardresearch ghost pixel



Quem é segurado do INSS, olha esse ALERTA de revisão dos benefícios!

A revisão dos benefícios do INSS já começou e segue até abril de 2023. Saiba como evitar que o pagamento seja suspenso por falhas no cadastro.



Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem se preparar para uma nova etapa de revisão dos benefícios. Algum segurados podem ter o pagamento cancelado caso os dados estejam desatualizados no cadastro. O pente fino do INSS busca reduzir as fraudes e acabar com os pagamentos indevidos.

Leia mais: STF decide a favor da ‘revisão da vida toda’ do INSS por 6 votos a 5; veja o que muda

A revisão dos benefícios é uma forma de evitar os gastos desnecessários e, consequentemente, promover a economia para os cofres públicos. Os beneficiários que têm alguma pendência em relação ao cadastro como, por exemplo, dados irregulares, serão convocados para uma nova avaliação.

Revisão dos benefícios do INSS

O processo de análise dos pagamentos começou em novembro e vai seguir ao longo do ano que vem. A previsão do INSS é concluir a revisão dos benefícios até o mês de abril.

Apesar disso, nenhum benefício será cancelado sem que o beneficiário receba uma notificação do INSS que indique problemas no cadastro. O contato com aqueles que precisarão passar pela revisão de cadastro será feito por meio de correspondências, a serem enviadas para o endereço que está no cadastro.

Além disso a dica é acompanhar o aplicativo Meu INSS para conferir se existe alguma notificação. De acordo com o Instituto, vários benefícios serão revisados.

Entre eles a aposentadoria por invalidez, auxílio-doença e Benefício de Prestação Continuada (BPC). A previsão é que os beneficiários sejam chamados para as novas etapas de avaliação e também de perícia médica.

Por isso, é importante reunir todos os documentos que comprovem a necessidade dos benefícios, como os exames e laudos médicos. Em relação à aposentadoria por invalidez e auxílio-doença, serão convocados aqueles que estão há mais de seis meses sem fazer a perícia.

Durante a revisão dos benefícios, o INSS pode convocar também quem recebe o BPC e está há mais de dois anos sem atualizar o cadastro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário