O Brasil é o quinto país do mundo em casos de diabetes. De acordo com os dados da Biblioteca Virtual em Saúde, são mais de 16,8 milhões de pacientes adultos com a doença por aqui. Isso acende um alerta para os cuidados e prevenção da doença.
Veja também: Combate ao diabetes: conheça o alimento simples e barato que ajuda
É possível identificar alguns sinais e sintomas que o diabetes oferece para os pacientes antes que ele leve a complicações mais intensas. Há um sintoma bem comum e que costuma ser negligenciado pelos pacientes, já que não parece se relacionar com a doença.
Confira qual é o sintoma comum que pode sinalizar o diabetes no corpo
A informação foi passada pelo Nutricionista Paul McArdl, em entrevista ao portal The Express. De acordo com ele, começar a tomar mais água antes de dormir e levantar com frequência para urinar durante a noite, são sinais de alerta. Sim, tomar mais água à noite pode ser um indício que merece atenção, especialmente se ele envolve mais sintomas da doença, ainda que sejam leves.
Vale destacar que o diabetes também provoca maior ocorrência de candidíase genital, caracterizada pela coceira, além de visão turva e demora para cicatrizar feridas. Se você apresenta esses quadros, procure um médico.
Descubra como funciona o diabetes e conhece mais sintomas
Hoje, a ciência considera que existem três tipos de diabetes: tipo 1, tipo 2 e diabetes gestacional. Além destes, há também o quadro de pré-diabetes, onde os pacientes quase sempre evoluem para a doença e já precisam iniciar o tratamento medicamentoso.
O diabetes tipo 1 pode ser considerado o mais grave e também o menos comum. Cerca de 5% da população convive com essa doença. O corpo para de produzir insulina e não consegue mais regular/diminuir os níveis de açúcar do sangue.
O diabetes gestacional ocorre apenas em mulheres grávidas e é caracterizado como alta taxa de glicose/açúcar no sangue. Ao final da gestação, esse quadro acaba desaparecendo.
Por fim, o diabetes tipo 2 é o mais comum de todos e é caracterizado pela resistência à insulina. O corpo apresenta dificuldade em retirar o açúcar da corrente sanguínea.
Sintomas leves que podem indicar a presença da doença
Vale destacar que estamos diante de uma doença silenciosa e que pode apresentar sintomas leves, como:
- Vontade constante de urinar;
- Sede constante e insaciável;
- Mau hálito persistente
- Vista embaçada com frequência;
- Extremidades (mãos e pés) ficam facilmente dormentes;
- A cicatrização demora uma eternidade para terminar;
- Perda de peso sem motivo aparente;
- Fadiga crônica, mesmo com sono prolongado.