scorecardresearch ghost pixel



Seu cérebro pede socorro! Tire agora ESTES alimentos do seu dia a dia

Os alimentos processados são ricos em açúcares, sal e gorduras e podem contribuir para o aumento de doenças crônicas como obesidade e diabetes.



Apesar dos alimentos industrializados serem altamente processados e, por isso, muitas vezes receberem críticas, eles ainda são uma parte importante da dieta de diversas pessoas. Por causa disso, estudos sobre os efeitos de suas composições na saúde costumam ser realizados frequentemente. Nesse caso, é preciso alertar a população sobre o risco de desenvolver determinadas doenças. 

Veja também: Atenção com os alimentos tostados demais: eles podem causar câncer!

Os piores alimentos para o cérebro

Estudos mostram que a ingestão regular de alimentos industrializados pode afetar o humor, a memória, a capacidade de raciocínio e até mesmo as funções de aprendizado. Uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo) mostrou que batatas fritas, bolachas recheadas, sorvetes, etc são nocivos e afetam as funções cerebrais. O intuito da análise era observar o impacto de maus hábitos alimentares no declínio neurológico. 

Menos inteligência e energia

Foram selecionados 10.775 voluntários de 35 a 74 anos em um estudo que foi realizado de 2008 a 2019. As considerações finais apontaram que 28% dos adultos com mais de 50 anos apresentaram déficit cognitivo, ou seja, dificuldade de memorizar pequenas informações, cansaço e confusão mental. O hipocampo mostrou-se reduzido e as proteínas inflamatórias em maior quantidade. 

Fuja dos produtos industrializados

Alimentos processados e industrializados têm poucos nutrientes, mas são ricos em açúcar, sal, gorduras saturadas e outros aditivos artificiais. Quando consumidos em excesso, eles podem desacelerar o processo de raciocínio e comprometer a memória. O açúcar e outros aditivos também podem levar à produção de substâncias químicas que causam estresse e ansiedade, o que pode afetar negativamente o humor e a concentração. 

Mantenha hábitos saudáveis

Somado às escolhas alimentares ruins, o sedentarismo, falta de hidratação e sono ruim também agravam problemas de saúde, como a diabetes, hipertensão, obesidade e inflamação nas articulações. Negligenciar a própria saúde gera consequências ruins, então é importante mudar a alimentação o mais rápido possível, deixando de comer biscoitos, salgadinhos e outros preparos instantâneos.

Foto: bluedog studio/Shutterstock




Voltar ao topo

Deixe um comentário