VÍDEO! Por que está chovendo iguanas ‘congeladas’ nos Estados Unidos?

Um fenômeno estranho tem sido relatado por turistas na Flórida. Iguanas petrificadas parecem estar caindo de árvores. Entenda o motivo.



O hemisfério Norte da Terra está passando por um período de frio intenso, com temperaturas que chegam aos -50°C nos Estados Unidos. Por conta do frio extremo, muitas pessoas relataram que estão presenciando “chuvas” de iguanas congeladas. Turistas de Miami, na Flórida, gravaram vídeos e tiraram fotos do fato inusitado.

Veja também: Qual é o salário mínimo nos Estados Unidos, Portugal e outros países?

Por que está chovendo iguanas nos Estados Unidos?

Se você achou que era modo de falar, estava enganado. Iguanas estão, literalmente, caindo das árvores como se estivessem congeladas. Na Flórida, o Natal teve mínima de 6°C e a máxima não passou dos 8°C. Embora o continente norte-americano seja, de fato, mais frio, a região destacada aqui não costuma apresentar clima tão intenso.

Muitas pessoas se assustaram ao observar a tal “chuva” de iguanas, como se elas estivessem congeladas. No entanto, a verdade não é bem essa, já que esses répteis não estão caindo das árvores porque congelaram em decorrência do frio. Confira um desses relatos a baixo:

“Feliz Natal !! Está chovendo Iguana’s em #KeyLargo esta manhã com essas temperaturas frias. Sempre ouvi falar de iguanas entrando em estado de coma quando fica frio, mas nunca testemunhei pessoalmente. Isso é tão estranho!!”

Entenda o real motivo do fenômeno

O que acontece com as iguanas é que elas são animais de sangue frio, assim como as tartarugas, cobras, lagartos, jacarés e outros répteis. Elas dependem da temperatura externa aos seus corpos para aquecerem e acelerarem o metabolismo.

É por isso que em temperaturas muito frias, as iguanas reduzem o fluxo sanguíneo naturalmente. O batimento cardíaco desacelera e o corpo entra em um estado de hibernação. Os animais ficam, aparentemente, petrificados – até mesmo a coloração se torna pálida e acinzentada.

Os animais que estão em cima das árvores acabam “dormindo” nesse estado de hibernação e caem de cima dos vegetais. As iguanas caídas ficaram assim até que o clima esquente um pouco e o fluxo metabólico seja ativado.

Pessoas desavisadas, que não entendem o funcionamento do organismo desses répteis acreditam que os animais estão congelados. Pois os sinais vitais ficam tão fracos, que é realmente essa a impressão que passa.

Cuidado!

É preciso salientar que quando esses animais acordam, eles são muito rápidos e ágeis e podem se sentir ameaçados ao ver humanos em sua presença. Por isso, para evitar um ataque, é melhor se manter distante das iguanas caídas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário