Ter uma airfryer é o sonho de muita gente que busca mais praticidade na hora de cozinhar. A fritadeira elétrica ganhou os corações dos praticantes de uma alimentação mais saudável, sem óleo, mas também conquistou aqueles que gostam de preparar petiscos bem rapidinho.
Veja também: Churrasco na Airfryer: 6 dicas imperdíveis que você precisa saber
Para aproveitar tudo o que essa maravilha tem a oferecer, vale a pena conhecer alguns segredos sobre ela. Confira oito dicas para escolher e usar melhor sua airfryer.
1 – Tempo de leitura
O primeiro passo antes de ligar sua fritadeira na tomada é ler o manual de instruções. Esse tempo de leitura salva o cozinheiro de muitos perrengues na hora de limpar e manter seu aparelho, além de indicar a temperatura e o tempo ideal para diferentes tipos de alimento.
2 – Modelos
O sucesso da airfryer é tão grande que hoje é possível encontrar um série de modelos no mercado. Além do design, um ponto muito importante é decidir se prefere uma com cesto (gaveta) ou com forno de convecção. Enquanto a primeira se parece com uma máquina de pão, a segunda lembra um forninho convencional e possibilita a visualização do preparo pelo vidro.
3 – Espaço disponível
Não adianta escolher a maior fritadeira elétrica do mundo e não ter espaço para guardá-la. Antes de comprar a sua, meça o local escolhido e verifique se ela ficará bem encaixada. Lembrando que o aparelho pode não funcionar dentro de nichos e espaços fechados e apertados.
4 – De olho no tempo
A rapidez da airfryer pode ser um problema para os esquecidos que não observam de perto a cocção do alimento. Para evitar queimar suas receitas, teste a velocidade do preparo para encontrar o ponto desejado e anote as informações até decorar.
5 – Por etapas
A maioria dos modelos disponíveis no mercado não comportam a quantidade necessária para alimentar uma família inteira de uma vez só. A saída é preparar os ingredientes separados na fritadeira e depois juntá-los no final.
6 – Virar é preciso
Embora não seja necessário usar óleo, você deve se lembrar que está fritando. Assim como no forno tradicional ou na frigideira, é preciso virar o alimento para garantir uniformidade e crocância.
7 – Um pouco de gordura
Em algumas receitas, pode ser necessário colocar um de óleo, azeite ou outro tipo de gordura. Esses ingredientes servem para não deixar o alimento grudar e garantir a crocância que um método mais tradicional oferece.
8 – Preaquecer
Não é exatamente uma exigência, mas preaquecer a airfryer antes de colocar os alimentos dentro ajuda e agiliza o preparo. Basta ligar o aparelho de 3 a 5 minutos antes de acomodar a comida.