scorecardresearch ghost pixel



Alerta! Metais pesados são encontrados em chocolates; entenda os riscos

Pesquisa identificou a presença de chumbo, cádmio e outros metais em chocolates de grandes marcas. Conheça os ricos de contaminação.



O chocolate é um alimento delicioso e amplamente difundido ao redor do mundo, mas como qualquer outro item alimentício não escapa das fiscalizações. Entre as opções com alta concentração de cacau, a pesquisadora Tunde Akinleye apontou na Consumer Reports as principais marcas que não passaram no teste de pureza, revelando metal pesado na composição. 

Veja também: Vício em queijo existe ou o vilão é apenas o chocolate? Veja o que diz a ciência

Quais os riscos envolvendo metais pesados?

Os metais pesados são elementos químicos encontrados na natureza, incluindo o chumbo, o mercúrio, o césio e o arsênico. Suas propriedades podem ser prejudiciais à saúde humana se forem ingeridos ou aspirados de ambientes com altos níveis de contaminação. Essas substâncias tóxicas afetam o sistema reprodutivo, o sistema nervoso e o sistema imunológico.

Os perigos do cádmio e do chumbo 

Na contaminação por cádmio, os sintomas incluem dor de cabeça, náuseas e problemas respiratórios. O chumbo também é altamente tóxico, levando ao aparecimento de problemas neurológicos e cardiovasculares. Sendo assim, eleva os riscos de distúrbios no desenvolvimento neurocognitivo e problemas comportamentais, particularmente em crianças.

Afinal, por que tem metal no chocolate? 

Os metais pesados presentes nos chocolates são normalmente ferro, alumínio, cádmio, chumbo e mercúrio. Estes metais pesados podem ser facilmente transmitidos através da água e também pela terra, como forma de resultados da erosão. Durante a manipulação nas indústrias, embalagens, maquinários e outros utensílios não ficam ilesos de proliferar essas partículas. 

Cuidado redobrado com crianças e grávidas

É necessário lembrar que grávidas e crianças precisam redobrar o cuidado quanto ao consumo de chocolate, porque o sistema imunológico está passando por transformações e pode ser impactado por uma intoxicação. As marcas Tony’s, Lily’s, Godiva, Chocolove, Lindt Excellence, Endangered Species, Hu Organic, Hershey’s, Beyond Good, Equal Exchange, Alter Eco, em suas versões de chocolate 70%, apresentam metais concentrados no produto. 




Voltar ao topo

Deixe um comentário