Como está a sua memória? Alguns hábitos podem te ajudar a aprimorar o cérebro e garantir que nada de importante seja esquecido. Um estudo mostrou que alguns deles estão associados à queda no risco de demência. A pesquisa ouviu mais de 29 mil adultos durante mais de dez anos. Veja quais os hábitos para evitar a perda de memória.
Leia mais: Esquecendo tudo? Estas técnicas GARANTEM melhorar a sua memória
O resultado da pesquisa indica o que deve ser feito para garantir uma memória boa por muitos anos. Além de comer bem e de forma saudável, a pesquisa indica até mesmo o hábito de jogar baralho de forma regular.
O conteúdo em questão foi publicado pela BMJ.
Hábitos para evitar a perda de memória
A obesidade e o isolamento social, por exemplo, são dois fatores que aumentam os episódios em que as pessoas esquecem das coisas. A prática de atividade física ajuda a manter o cérebro mais saudável e jovem por mais tempo.
É importante incluir aquilo que todo mundo já sabe: exercício físico e alimentação balanceada. Isso ajuda a amenizar a perda de memória. Uma descoberta na pesquisa foi que milhões de pessoas no mundo todo têm um gene que é mais favorável para o risco da doença de Alzheimer.
A perda de memória é algo natural no processo de envelhecimento, mas alguns cuidados podem ser adotados muito antes. O estudo foi realizado entre 2009 e 2019 e concluiu que alguns hábitos podem evitar a perda de memória.
Exercício físico: pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana é o ideal;
Alimentação: comer pelo menos sete dos 12 itens alimentares como frutas, legumes, peixe, carne, ovos e outros.
Álcool: pessoas com menos casos de perda de memória nunca beberam ou consumiam bebida alcoólica vez ou outra;
Tabagismo: aqueles com boa memória nunca foram fumantes;
Atividade cognitiva: o cérebro precisa ser exercitado pelo menos duas vezes por semana. Ler e jogar cartas são ótimos exercícios;
Contato social: é importante se envolver com outras pessoas pelo menos duas vezes por semana para manter a memória ativa.