A nova geração de internet móvel chegou às capitais brasileiras no ano passado, mas apesar de muitas vantagens, algumas pessoas podem enfrentar transtornos após sua instalação. O problema é que o 5G interfere no sinal das antigas antenas parabólicas, ainda utilizadas por muita gente.
Leia mais: Novo governo já autorizou o FIM das autoescolas no Brasil?
Acontece que o sinal da TV parabólica opera em uma faixa muito próxima à que o 5G funciona, e por isso podem haver interferências na transmissão. Além de “chuviscos” na imagem, o usuário pode enfrentar problemas na conexão.
A boa notícia para as famílias de baixa renda que não têm condições de substituir o equipamento é que o governo está distribuindo a antena digital de forma gratuita. Para isso, é preciso cumprir alguns requisitos.
Regras para receber o Kit Antena Digital
A troca é necessária apenas em lares que usam a parabólica convencional. Dispositivos no formato “espinha de peixe” e a antena interna podem ser mantidos sem prejuízo.
A entrega e instalação do Kit Antena Digital é gratuita apenas para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), sistema do governo federal que identifica famílias vulneráveis. Além disso, o interessado precisa morar em uma capital brasileira ou em um município com mais de 500 mil habitantes.
A distribuição das antenas digitais é coordenada pela Siga Antenado (Entidade Administradora de Faixa – EAF), com parceria do Ministério das Comunicações e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Como solicitar
Para receber o kit em sua casa, a família deve agendar uma visita pelo telefone 0800-729-2404 ou site da Siga Antenado. Veja o passo a passo para fazer o pedido no site:
- Encontre no menu no canto superior esquerdo da tela;
- Clique em “Programa de distribuição de kits gratuitos”;
- Toque em “Agende aqui”;
- Informe o CPF ou Número de Identificação Social (NIS);
- Responda o questionário e agende a data e horário para instalação.