scorecardresearch ghost pixel



Celular lento e superaquecido? Atenção, a culpa pode ser do seu GPS

Você trabalha com o GPS ligado? Saiba que no verão isso pode colocar seu celular em risco, mas existem maneiras de minimizar o problema.



O verão não afeta apenas os seres humanos e animais por causa das altas temperaturas. A verdade é que até mesmo os dispositivos eletrônicos podem sofrer com o calor. Um deles, como era de se esperar, é o celular. Se você já passou pela situação em que o smartphone esquentou demais, sabe muito bem o que acaba acontecendo com ele.

Veja também: Android turbinado: 3 dicas para fazer um limpa no celular e deixá-lo novo

Por isso, é preciso tomar cuidado durante esta época do ano, principalmente as pessoas que trabalham com GPS e outros aplicativos funcionando 100% do tempo. Motoristas de app e entregadores, por exemplo, não podem ficar sem o celular, mas o longo intervalo com ele ligado por gerar danos e fazer com ele desligue sozinho.

Vale destacar que o superaquecimento do celular pode levar a danos modestos e graves. Ele pode simplesmente desligar repentinamente, travar ou acabar até queimando, com prejuízos praticamente irreparáveis.

Por que usar muito o GPS pode esquentar o celular?

Normalmente, o GPS é um dos recursos que mais aquece a parte interna e também externa do celular. Isso acontece por conta do sensor de geolocalização que fica ligado 100% do tempo durante o uso. Além disso, a tela fica acesa e a conexão com a internet deve ser constante, o que faz com que o aparelho trabalhe com força total o tempo inteiro.

Se para piorar o dia ainda estiver quente demais ou você estiver trabalhando com o celular nos horários de pico da luz solar, os cuidados devem ser redobrados. Vale lembrar que motoristas profissionais andam com o celular fixado no vidro do carro ou no guidão da moto, ambos locais de muita incidência solar.

Neste caso, você precisa saber que os raios ultravioletas do Sol podem degradar as estruturas plásticas e afetar a transparência da sua tela. Logo, todo cuidado é pouco.

Como prevenir danos para o equipamento?

  1. Para prevenir os possíveis danos do Sol ou do superaquecimento, faça o seguinte:
  2. Evite deixar o celular em um local de luz solar direta;
  3. Cheque qual é a temperatura máxima que o aparelho aguenta (está no manual);
  4. Se o celular superaquecer, desligue a internet, o wi-fi, os dados móveis e o sistema de GPS. Espere a temperatura baixar para voltar a usá-lo;
  5. Caso o aparelho esquentar muito, desligue-o;
  6. Procure fazer pausas para dar descanso ao aparelho em locais de sombra;
  7. Nunca coloque o celular no gelo ou mesmo na geladeira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário