A Heineken quer saber qual o grau de felicidade dos mais de 13 mil funcionários da empresa. O questionário será respondido com frequência pelos colaboradores para identificar se as pessoas se sentem bem, dentro e fora da empresa.
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Grandes negócios têm apostado nessa estratégia para acompanhar de perto a saúde emocional dos colaboradores e buscar meios de melhorar a satisfação no trabalho. A felicidade é essencial para o bom desempenho e a permanência nos empregos.
Grau de felicidade
A ideia é fugir da tradicional pesquisa de clima para conhecer melhor a realidade de cada colaborador. No questionário, sentimentos e emoções serão analisados.
Empresas como Google, Airbnb e Amazon estão juntas nessa iniciativa que busca melhorar os negócios com base na satisfação de quem faz tudo acontecer.
É uma espécie de “estratégia corporativa” que se preocupa de verdade com o grau de felicidade dos colaboradores. O conceito não é tão novo assim. Foi criado em 2003.
Nos últimos tempos tem ganhado mais força nas grandes corporações. Além do questionário sobre a felicidade, a Heineken também tem apostado em treinamentos dos funcionários sobre temas como segurança psicológica e psicologia positiva.
Saúde mental é importante para a produtividade
Várias pesquisas têm apontado a relação entre a felicidade dos funcionários e a diminuição nos casos de acidentes de trabalho, assim como no aumento da produtividade e da eficiência.
A Heineken também acredita que cuidar da saúde mental dos colaboradores é um grande passo para garantir um ambiente de trabalho melhor para todos. O programa Heineken Cuida foi criado no auge da pandemia da Covid-19 e agora segue mais completo, com ações de treinamento e suporte emocional por meio de uma plataforma digital.
O questionário foi implantado inicialmente com periodicidade quinzenal para identificar as emoções positivas, o engajamento, os relacionamentos, propósitos e realizações dentro da empresa.
Até agora os resultados mostram que o grau de felicidade é de 8,5 numa escala de zero a 10. A empresa espera implantar mais ações para melhorar a satisfação e cuidar da saúde mental dos funcionários.