Você já deve ter ouvido falar que basta uma maçã podre para contaminar todas as outras, certo? Mas será que essa afirmação é verdadeira mesmo ou não passa de ditado popular? Vale a pena entender se uma fruta mofada é capaz de fazer com que todas as outras também se estraguem e precisem ser jogadas no lixo.
Veja também: Por que eles estão lá? Mistério dos adesivos nas frutas é finalmente decifrado
Se você já se perguntou o que fazer com as demais frutas que estavam no mesmo pacote quando há uma fruta mofada junto, hoje vai descobrir a resposta. Em algumas situações, inclusive, esse cenário é muito comum. Especialmente frutos mais delicados, como os morangos, é comum encontrar unidades mofadas dentro das embalagens.
Uma fruta mofada pode estragar todas as outras?
A primeira coisa que você deve saber é que não se deve comer uma fruta mofada. Esse tipo de fungo ou bolor, como também é conhecido, é tóxico para o ser humano. Sendo assim, você não pode comer um vegetal que está condenado.
Fungos visíveis a olho nu são filamentosos e extremamente prejudiciais para a saúde humana. Isso quer dizer que eles não são como os cogumelos utilizados em vários preparos de culinária ou como fungos usados em salames e queijos. Nunca coma uma fruta mofada.
E saiba que sim, uma única fruta mofada é capaz de contaminar todas as outras. Não é só porque você não vê o mofo que ele não está lá.
Devo jogar todos os morangos e frutas fora?
Essa é uma pergunta difícil de responder, pois apenas uma análise profunda seria capaz de dizer se todas as frutas estão mesmo condenadas. No entanto, para efeitos de segurança, o mais indicado é não consumir um pacote com frutas mofadas, mesmo que seja apenas uma.
Sempre compre legumes, verduras, frutas e vegetais que tenham boa aparência e que sejam frescos. Nunca consuma os alimentos que estão amassados, úmidos, escuros ou moles. Se estiver com bolor ou com alguma fruta mofada, descarte. Infelizmente, essa é a maneira mais segura de lidar com a situação.