scorecardresearch ghost pixel



Por que eles estão lá? Mistério dos adesivos nas frutas é finalmente decifrado

Com certeza você precisa saber para que serve aquele pequeno adesivo que fica nas frutas do mercado. Ele pode revelar algo surpreendente!



Você certamente já deve ter visto algumas frutas no mercado que vem com um pequeno adesivo colado em sua casca. Esse é um procedimento padrão e que tem um bom motivo para existir, mesmo que muitas pessoas não entendam o que significa. Você sabe para que serve o adesivo nas frutas do mercado? Vale a pena conferir este texto para ficar por dentro do assunto.

Veja também: Fuja do básico com a airfryer: ela é capaz de desidratar até fruta!

Para que serve o adesivo nas frutas do mercado?

O nome correto do adesivo nas frutas é PLU, que vem da sigla em inglês “Price Look-Up”, ou “Pesquisa de Preço”. Esses adesivos podem conter a marca do produtor e outras informações úteis que têm a ver com o preço do alimento.

Você, por acaso, já teve o azar de comer um adesivo nas frutas? Se isso aconteceu, tudo bem, pois eles são feitos em papel comestível. O uso desses adesivos é regulamentado pelas normas da Food and Drug Administration (FDA), uma agência de saúde dos Estados Unidos da América (EUA).

Existem algumas informações bem úteis nesses adesivos que podem ajudar você na hora de escolher os vegetais. É possível saber se a fruta foi cultivada de forma orgânica ou não, por exemplo. Os códigos PLU são utilizados desde a década de 1990.

Se você olhar atentamente para o emblema, verá que existe um número de identificação que tem entre 4 e 5 algarismos.

Tipos de adesivos PLU para as frutas no mercado; veja como identificar

  • Adesivo com o número 9 à esquerda: indica que a fruta foi cultivada sem pesticida e sem fertilizante. Também quer dizer que não existe modificação genética e que pode ser considerado um produto alimentar orgânico.
  • Adesivo para frutas com 8 à esquerda: neste caso, o produto foi geneticamente modificado.
  • Adesivo com 0 à esquerda ou com apenas 4 algarismos: indica que o cultivo foi convencional e que pesticidas foram utilizados no processo.

Agora você pode identificar mais facilmente os alimentos que foram produzidos livres de agrotóxicos.

Foto: Sodel Vladyslav/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário