scorecardresearch ghost pixel



De vilão a queridinho, cientistas enxergam benefícios em comer macarrão

Entenda como um dos principais vilões da balança pode se transformar em um aliado no emagrecimento. Entenda a reviravolta do macarrão.



Os primeiros alimentos a serem cortados de uma dieta costumam ser aqueles com maior teor de carboidrato, ou seja, de açúcares. Neste ponto, um dos inimigos listados é o macarrão. No entanto, o que antes era considerado ruim parece ter mudado recentemente. Isso porque a ciência tem novas evidências sobre esse alimento tradicional do Brasil e de outros locais do mundo.

Veja também: Receita suprema de macarrão alho e óleo para fazer rápido

Macarrão pode ser bem mais saudável do que você pensa

Embora o carboidrato seja realmente o nutriente de maior destaque do macarrão, ele não é o único. Isso porque uma xícara de massa cozida (tradicional) contém 38 gramas de carboidratos, 7,7 gramas de proteína e 0,6 gramas de gordura. Além disso, há água absorvida no cozimento, vitaminas e sais minerais.

Sendo assim, entender o macarrão apenas como uma “bomba” calórica de açúcares é algo, no mínimo, leviano. O que importa realmente é a qualidade nutritiva de toda a dieta que a pessoa segue no dia a dia. Sendo assim, o macarrão pode ser incorporado tranquilamente, desde que as quantidades de nutrientes sejam respeitadas.

Pessoas podem perder mais peso com macarrão?

Para se ter uma ideia, em um estudo publicado no Science Direct, pessoas em dietas que podiam comer macarrão perdiam mais peso do que as demais. Inclusive, a pesquisa concluiu que o macarrão tinha um efeito mais potente para a glicose no sangue do que a batata, por exemplo.

Isso quer dizer que, ao invés de descartar o macarrão do cardápio, você deve procurar estratégias para incluí-lo de um modo saudável. Preparar uma massa caseira com mais ovos, e aproveitar para fazer molho caseiro acompanhado de salada e carne, pode ser uma ótima solução para quem não abre mão de um almoço italiano abrasileirado.

Atenção!

Lembre-se de que estas informações não substituem a consulta ou orientação de um nutricionista ou qualquer outro profissional da área. Sendo assim, sempre busque orientações para ter uma dieta balanceada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário