scorecardresearch ghost pixel



Descubra quando você vai se aposentar fazendo simulação no INSS; aprenda como

INSS disponibiliza ferramenta que facilita o contribuinte entender o tempo de contribuição necessário para solicitar o benefício.



Agora ficou mais fácil saber quando você poderá se aposentar! Isso porque, com o intuito de facilitar o cálculo de tempo de contribuição para o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o órgão disponibilizou uma calculadora do benefício. Com ela, é possível simular quanto tempo falta até a sua aposentadoria.

Leia mais: Salário mínimo muda aposentadorias e teto do INSS; para quanto vão?

Veja como é simples usar a ferramenta.

Pelo computador

  • Acesso o site meu.inss.gov.br;
  • Em seguida, digite o CPF e senha;
  • Desta forma, o site abrirá o simulador, com dados de idade, sexo e tempo de contribuição.
  • Por fim, clique em “detalhar” e veja a simulação da sua aposentadoria.

Pelo celular

  • Baixe o aplicativo Meu INSS. A ferramenta está disponível para Android e iOS;
  • A seguir, clique no botão “Entrar com gov.br” e digite seu CPF e senha. Caso não tenha uma senha, é só realizar o cadastro;
  • Confirme suas informações pessoais. Neste momento, o simulador demonstrará seus dados, sexo e tempo de contribuição;
  • Contudo, se houver alguma inconsistência e seja necessário alterar algum dado, clique no lápis ao lado da informação a ser atualizada;
  • Por fim, o simulador calculará o tempo que falta para aposentadoria.

Simulação

Na prática, a ferramenta mostra se o contribuinte já tem direito à aposentadoria considerando as diferentes regras de idade e tempo de contribuição. Por isso, ao clicar na seta lateral de cada modalidade, a pessoa tem acesso aos detalhes de cada regra.

Contudo, caso a pessoa ainda não tenha direito à aposentadoria, a ferramenta mostra o tempo que falta para cada uma das regras possíveis. No caso do acesso pelo celular, esse tempo que falta de contribuição não é informado.

Em síntese, é possível baixar o PDF com todos os dados da simulação. Além disso, ao solicitar o benefício, o INSS pode pedir que o contribuinte apresente documentos para comprovação dos períodos de trabalho e contribuição.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário