scorecardresearch ghost pixel



ESTES veículos terão isenção de IPVA em 2023; o seu está na lista?

Seguindo as regras de cada estado sobre isenção do imposto, milhares de motoristas não terão que pagar os valores neste ano.



Chegou a hora de pagar o Imposto de Propriedade sobre Veículos Automotores (IPVA) do seu veículo para evitar multas e outras penalidades como ver o nome parar da Dívida Ativa. Para alguns condutores brasileiros, a boa notícia é que eles ficarão isentos da cobrança a partir de 2023.

Leia mais: Hora de saber, motorista: ultrapassar o sinal amarelo gera multa ou não?

Os requisitos para isenção do tributo são definidos pelo governo do estado onde o carro ou moto está registrado. A maior parte das unidades federativas brasileiras garante o benefício de acordo com o tempo de fabricação, finalidade do uso, deficiência ou condição de saúde do proprietário.

Essas normas variam conforme o local onde o motorista mora, por isso precisam ser conferidas junto ao Detran da região. Para quem não está dentro dos critérios para conseguir a isenção, alguns estados oferecem descontos e vantagens para quem paga o IPVA em cota única.

Quem fica isento do IPVA em 2023?

Conforme mencionado, donos de veículos não precisam pagar o imposto após um certo tempo de fabricação. O prazo varia entre 10 e 30 anos, veja:

Carros com mais de 30 anos de fabricação: isenção em Santa Catarina e no Tocantins.

Carros com mais de 20 anos de fabricação: isenção em São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Acre, Alagoas e Rio Grande do Sul.

Carros com mais de 18 anos de fabricação: isenção em Mato Grosso

Carros com mais de 15 anos de fabricação: isenção no Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí, Rio de Janeiro, Rondônia, Goiás e Sergipe.
Carros com mais de 10 anos de fabricação: isenção no Amapá, Roraima, e Rio Grande do Norte.

IPVA zero para moto

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), aprovou uma resolução que isenta parte dos motociclistas da cobrança do imposto. O benefício abrange motocicletas até 170 cm³, que correspondem a 80,9% dos veículos de duas rodas emplacados no país entre 2015 e 2020.

Embora seja uma boa notícia, a decisão tem caráter meramente autorizativo. Como o IPVA é um imposto de competência estadual, cabe aos estados e ao Distrito Federal decidirem se vão ou não oferecer a isenção.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário