Hoje em dia, com tantas opções de entretenimento e cargas cada vez mais exaustivas de trabalho, fazer nada se tornou uma raridade. Não estamos mais acostumados a sentir tédio, nem a ter tempo livre.
Veja também: Psiquiatra de Harvard revela o que ele come para turbinar o cérebro
Porém, fato é que o tédio, o ato de não fazer nada e não se preocupar com o relógio, faz muito bem para a saúde. Esse descanso para a mente nos deixa mais alertas e criativos, além de evitar problemas de saúde mental.
Confira os benefícios de passar pelo menos alguns minutos aproveitando o prazer de não fazer absolutamente nada!
Os benefícios do tédio para seu cérebro
Mais atenção nas atividades
Conforme um artigo publicado na revista norte-americana Scientific American, o tempo de inatividade repõe as reservas de atenção e motivação do cérebro. Ou seja, não fazer nada “incentiva a produtividade e a criatividade e é essencial para atingir níveis mais altos de rendimento”.
Mais criatividade
De acordo com a neurocientista Alicia Walf, pesquisadora do Departamento de Ciências Cognitivas do Instituto Politécnico Rensselaer, nos Estados Unidos, é fundamental para a saúde do cérebro ficar entediado.
Além disso, conforme a psicóloga britânica Sandi Mann, em seu livro, The Science of Boredom, o tédio pode “inspirar criatividade, pensamento e reflexões inteligentes”.
Menos transtornos mentais
Por fim, não fazer nada por alguns momentos ajuda o cérebro a relaxar e se recuperar. Nesse sentido, pode amenizar ou evitar problemas como ansiedade, depressão e estresse. Se desconectar é preciso!
Como não fazer nada?
O mais importante para não fazer nada é estar longe do seu ambiente de trabalho, principalmente se você trabalha em home office. Além disso, procure ficar longe do seu celular.
Preferencialmente, esteja em meio à natureza ou na companhia de pessoas que você gosta. Não se preocupe em ser produtivo no momento, e pense que você estará muito mais criativo e atento quando voltar.
Foto: fizkes/Shutterstock