scorecardresearch ghost pixel



Luz artificial pode ser o mal que está piorando sua ansiedade; veja porquê

Medidas simples podem auxiliar num maior conforto da luminosidade, diminuindo a ansiedade e o estresse.



No Brasil, aproximadamente 9,3% da população sofre com ansiedade. Esse dado é da Organização Mundial de Saúde (OMS). Na prática, 19,4 milhões de pessoas possuem o transtorno e, muitas vezes, não sabem que o tipo de iluminação pode contribuir para o agravamento da doença.

Leia mais: Você pode estar sofrendo de ansiedade social e estes são 3 sintomas comuns

Neste cenário, é importante destacar que casos de ansiedade e estresse tem influência do ambiente externo. O espectro de luz, por exemplo, pode aumentar a irritabilidade, deixando a pessoa mais alerta. Por consequência, eleva os níveis de ansiedade e desregula o sono, por exemplo.

Ambientes

Especialistas apontam que um um ambiente com luz ideal, geralmente indireta, pode ser o melhor formato a ser adotado por pessoas que sofrem de ansiedade. Assim, angulações mais altas, com intensidades menores e com tonalidade âmbar podem ser boas opções.

Isso porque, com a ambiência adequada, a glândula pineal, que sintetiza a melatonina, tem condições de começar a trabalhar. Na prática, a pressão arterial começa a cair, assim como a frequência cardíaca, gerando relaxamento na hora de se preparar para dormir.

Por fim, também vale buscar um especialista da área de saúde, assim como um profissional com conhecimento luminotécnico para avaliar as fontes luminosas. Só assim será possível saber se elas estão cumprindo a sua função corretamente sem afetar a saúde do ser humano.

Foto: kenchiro168/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário