A conta de luz pode ser um dos gastos mais altos de uma família, especialmente no Brasil. Sendo assim, economizar é sempre uma boa saída, ainda mais em tempos de gastos tão altos como as despesas extras que permanecem conosco no mês de janeiro. Veja alguns aparelhos para evitar usar a fim de economizar no fim do mês.
Leia mais: Atualização Tarifa Social: desconto na conta de luz ganha novas regras
Se você ainda não pensou em boas razões para economizar na conta de luz, aqui vai uma delas: o brasileiro deve pagar até 5,6% a mais neste ano. O aumento médio previsto para 2023 pode apertar ainda mais o orçamento de algumas famílias, principalmente aquelas de baixa renda.
Aparelhos para deixar de lado e gastar menos energia
Além de ser bom para o bolso, economizar luz é também uma forma de cuidar do meio ambiente. É por isso que toda dica é bem-vinda. Alguns cuidados parecem óbvios demais, mas farão toda a diferença na fatura final.
Veja agora quais são as dicas para reduzir o seu consumo de energia elétrica.
- Televisão
Pode parecer óbvio, mas muitas pessoas deixam a TV ligada sem que estejam assistindo. Saiu da sala ou do quarto? Desligue. Se for ficar muito tempo fora de casa, é aconselhável até mesmo retirar o aparelho da tomada.
- Ar-condicionado
Sem dúvida nenhuma, o ar-condicionado é um dos eletrodomésticos que mais gastam energia em uma casa, principalmente se você o deixa ligado por horas seguidas. Uma dica é comprar um aparelho do modelo “inverter”.
Sim, ele pode ser mais caro a princípio, mas garante mais economia com o tempo.
- Videogame
Se deixar o aparelho ligado por muitas horas, ele pode gastar muita energia. Limite o período de uso e também desligue-o corretamente.
- Chuveiro
É considerado um dos vilões da conta de luz. O ideal é evitar banhos demorados e aproveitar os dias quentes para deixar o chuveiro no modo “verão“.