scorecardresearch ghost pixel



Isenção do IPVA é concedida para certos modelos de carro; entenda

Milhões de proprietários de veículos podem deixar de pagar o tributo todos os anos quando cumprem as regras.



A maior parte dos estados brasileiros já divulgou o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Cobrado dos donos de veículos de todo o país, o tributo tem suas regras definidas pela unidade federativa onde o indivíduo mora.

Leia mais: IPVA 2023: quem não pagar o imposto pode perder o carro?

Além de estabelecer a alíquota de impostos, os governos estados também impõem suas regras sobre descontos e isenção. Em alguns casos, o contribuinte pode ficar totalmente livre da cobrança.

Segundo a Zapay, uma startup de tecnologia e pagamentos, o IPVA deve subir cerca de 10% em 2023, pesando bastante no bolso dos motoristas. A alta está relacionada ao aumento dos preços de veículos e peças no último ano, especialmente após a escassez de componentes vivida durante a pandemia de covid-19.

Para quem está com dificuldades de quitar todos os impostos neste início de ano, é importante consultar as regras sobre parcelamento e descontos. Mais do que isso, é imprescindível descobrir a possibilidade de se beneficiar com a isenção.

Cálculo do IPVA

Para calcular o tributo, o proprietário deve consultar o valor venal do veículo na tabela FIPE. Feito isso, é só multiplicar a quantia pela a alíquota adotada no seu estado para obter o valor do IPVA.

No estado de São Paulo, por exemplo, a alíquota é de 4% para carros de passeio, 1,5% para caminhões e 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado.

Isenção do IPVA por modelo

O benefício é ofertado quando o veículo já atingiu um certo tempo de fabricação, normalmente variando entre 10 e 30 anos. Na maioria dos estados, a isenção é aplicada quando o automóvel foi fabricado há 20 anos ou mais.

No caso desses locais, todos os modelos 2002 ficam livres do IPVA em 2023. Veja alguns exemplos:

Para descobrir qual a regra adotada no seu estado e usufruir do benefício de isenção, acesse o site do Detran (Departamento de Trânsito) do local e se informe. No caso de quem ainda não se beneficia da isenção, também é possível descobrir o valor do imposto deste ano no mesmo portal.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário