É muito fácil encontrar várias lojas que oferecem produtos de beleza de diferentes marcas e preços nos dias de hoje. São opções para cabelo, pele e mimos para o autocuidado. Só que antes de pensar apenas no preço baixo, é preciso ter conhecimento sobre todos os riscos que envolvem o uso de maquiagem de baixa qualidade ou “piratas”.
Leia mais: Adeus, pote de sorvete: guardar alimentos nele DETONA com sua saúde
Além dos danos à pele, os produtos de baixa qualidade podem provocar sérios problemas de saúde, inclusive o câncer. É que mostram algumas pesquisas com base na qualidade dos produtos usados na fabricação das maquiagens e de outros itens de beleza que são falsificados.
Maquiagem ‘pirata’ sai caro
Desenvolver produtos de qualidade requer anos de pesquisa e muita dedicação. É um alto investimento para garantir o máximo de proteção possível. Ao comprar a maquiagem, é preciso ter atenção à embalagem para não cair em ciladas. Segundo os especialistas, é importante conferir a origem dos produtos.
Principalmente aqueles que estão com preços baixos demais. Usar apenas maquiagens originais pode evitar vários problemas, a começar pelas alergias na pele. Os produtos que não foram corretamente testados podem provocar danos ainda mais graves. Os produtos originais usam ingredientes que evitam vários deles.
Os dermatologistas recomendam não comprar maquiagens piratas, que são imitações de grandes e renomadas marcas. Elas podem ser extremamente prejudiciais. Os produtos piratas têm componentes perigosos que podem custar caro também para o bolso, mas só quando um tratamento de problemas de pele for necessário.
Em algumas situações, as maquiagens falsificadas podem aumentar os riscos de câncer de tireoide, reações alérgicas na pele e nos olhos, o que pode afetar até mesmo a visão. A maquiagem sem procedência também altera o PH da pele e pode provocar acnes e manchas.
Sendo assim, tenha sempre muita cautela e desconfie de produtos baratos demais. Na dúvida, opte pelos originais e observe bem os rótulos para não cair em enganações.