A conta de água pode ficar mais cara para alguns brasileiros. O reajuste está previsto para os estados de Minas Gerais, Roraima, Bahia, Ceará. Alguns consumidores já notarão a diferença nas contas do mês de janeiro. Veja qual deve ser o reajuste por região do Brasil.
Leia mais: Anúncio importante para os segurados que aguardam o 14º salário do INSS
Nem todos os estados repassaram a previsão de reajuste dos valores. O maior reajuste previsto é para o estado de Roraima. As faturas terão um acréscimo de 25% e a taxa de cobrança será de R$ 29,79. As informações foram divulgadas pela Companhia de Águas e Esgotos do estado.
Água mais cara: motivos dos reajustes
O motivo para o aumento em Roraima é, segundo a companhia, que não há reajustes desde o ano de 2017. Agora o acréscimo nas contas de água considera a variação entre os anos de 2018 e 2022, com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).
O segundo maior aumento será no estado de Minas Gerais, mas somente a partir de fevereiro. A Companhia de Saneamento diz que o reajuste será de 15,7%. Apesar do considerável aumento para os consumidores, a empresa responsável pelo fornecimento em Minas Gerais não deu razões, apenas anunciou o reajuste.
Já no caso da Bahia, a conta de água terá um reajuste de 11,73%. O valor da tarifa residencial vai subir para R$ 32,21. O motivo, segundo a concessionária responsável pelo fornecimento de água, é que a conta estava defasada desde 2021, quando o reajuste foi de 9,15%.
No Ceará, os consumidores também podem esperar uma conta de água mais cara a partir de 28 de janeiro. O reajuste será de 3,55% e estará nas faturas do mês seguinte, em fevereiro.
Nos outros estados brasileiros, os consumidores também podem esperar novos anúncios de reajuste na conta de água ao longo de 2023. Em São Paulo, por exemplo, o último aumento na tarifa foi em maio de 2022. O que indica que nos próximos meses novos anúncios podem ser feitos também em outros estados.
Foto: Tommy Lee Walker/Shutterstock