scorecardresearch ghost pixel



Projeto prevê linha de crédito para consumidores com nome sujo

Câmara dos Deputados discute Projeto de Lei sobre linha de crédito para consumidores com nome sujo. Milhões de pessoas poderão ser beneficiadas.



A cada 10 brasileiros adultos, 4 estão negativados, segundo dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) sobre a inadimplência do brasileiro em 2022. São 64,2 milhões de pessoas. Agora, um Projeto de Lei (PL) pretende ajudar essas pessoas a reverterem essa situação, com a criação de uma nova linha de crédito para consumidores com nome sujo.

Leia também: Nome sujo pode gerar graves consequências ao cidadão: aprenda a evitar

O Projeto de Lei nº 2616/2022 foi apresentado pelo Deputado Alexandre Frota (PSDB-SP). O texto foi apresentado no mês de outubro deste ano, na Câmara, e já está em circulação no Congresso Nacional.

O projeto prevê que a nova linha de crédito esteja vinculada ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e concedida em casos em que o consumidor com nome sujo queira um empréstimo com juros menores para quitar dívidas.

A principal vantagem é a taxa de juros bastante reduzida. A proposta estabelece que o crédito deverá ter juros ao menos 80% menores que a média de mercado. Entretanto, há um teto de financiamento por parte do governo, estabelecido em R$ 5 mil.

Na justificativa do projeto, o autor relembra que a dívida impede esses consumidores de movimentarem a economia. “O número de endividados no País é extremamente grande e afeta o comércio e a indústria, pois o poder de compra dos cidadãos fica diminuído em razão da falta de crédito”, explica Frota.

Quanto tempo até ser aprovada a lei do crédito para consumidores com nome sujo?

Consumidores com esse perfil devem ficar atentos ao andamento do PL na Câmara e cobrar os deputados, entrando em contato pelo site oficial da casa legislativa. No entanto, não existe estimativa certa de quanto tempo o projeto levará para ser aprovado ou rejeitado.

Caso seja aprovado, o PL deverá ser encaminhado para a Comissão Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Depois, deverá ser levado para o Senado, onde será apreciado e votado pelos parlamentares. Por fim, o texto irá para a sanção presidencial.

Como consultar se seu nome está sujo?

Existem algumas opções de consulta para quem quer saber se o nome está negativado. É possível fazer a consulta pelo SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), Serasa e no Banco Central.

De forma simples e gratuita, o consumidor pode fazer a consulta pelo site da Serasa, na opção “consultar CPF”. A empresa também oferece, no final da consulta, opções de renegociação da dívida.

A consulta no site Registrato, do Banco Central, também é gratuita. Para acessar, basta ter uma conta Gov.br.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário