scorecardresearch ghost pixel



Ministério da Educação antecipa datas do Sisu, Prouni e Fies

Datas foram antecipadas pelo MEC para ajustar os calendários do Sisu, Prouni e Fies ao cronograma das instituições de ensino superior.



O Ministério da Educação (MEC) anunciou os calendários de inscrições dos programas Sisu, Prouni e Fies. O número de vagas só deve ser divulgado perto do início das inscrições, em fevereiro. Os editais ficarão disponíveis a partir de janeiro de 2023. Veja as datas.

Leia mais: Quer estudar fora? Universidade italiana oferece bolsas para graduação e mestrado

O cadastro dos estudantes interessados é feito no site oficial: acessounico.mec.gov.br. É o Portal Único de acesso ao ensino superior criado pelo Ministério da Educação, com base nas experiências de estudantes que se inscreveram em edições passadas do Sisu, Prouni e Fies.

Calendários do Sisu, Prouni e Fies

Os três programas aumentam as chances de os estudantes conseguirem uma vaga no ensino superior. Todos os anos, a divulgação dos calendários do Sisu, Prouni e Fies é aguardada com expectativa por todos aqueles que querem tentar uma vaga.

No portal, os candidatos conseguem acompanhar todas as informações para entender o passo a passo e aproveitar as oportunidades oferecidas pelo MEC aos que desejam entrar numa universidade.

O cadastro dos estudantes é gratuito no Portal Único. De acordo com o calendário divulgado pelo MEC, as datas são:

  • Sisu

Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro
Divulgação do resultado: 28 de fevereiro.

  • Prouni – Os estudantes podem usar a nota do Enem 2021 ou 2022.

Inscrições: 28 de fevereiro a 3 de março.
1ª chamada: 7 de março
2ª chamada: 21 de março.

  • Fies

Inscrições: entre 7 e 10 de março
Resultado: 14 de março.

Por que os calendários foram antecipados?

O calendário foi antecipado pelo Ministério da Educação como forma de adequar os processos seletivos com os calendários acadêmicos das instituições de ensino públicas e privadas. Essa era uma grande preocupação dos estudantes interessados em ingressar por meio dos programas de acesso ao ensino superior.

No Portal Único, os interessados podem aproveitar para tirar mais dúvidas sobre os três programas. Além disso, os estudantes podem também entrar em contato com o Ministério da Educação por meio do chat com humano ou ainda pelo telefone 0800 616161.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário