scorecardresearch ghost pixel



Nada de chão ou pia: o lugar mais sujo da cozinha é outro (e está perto)

Cientistas fizeram uma descoberta surpreendente sobre o lugar mais sujo da cozinha. Se lhe perguntassem, provavelmente você nunca adivinharia qual é ele.



Se alguém lhe perguntar qual é o lugar mais sujo da cozinha, o que você responderia? O primeiro lugar que vem à mente das pessoas, sem dúvidas, é a pia da cozinha. No entanto, estudos recentes mostram que essa premissa não está 100% correta.

Veja também: 2 em 1: detergente caseiro dá brilho e a limpeza final fica espetacular

Estudos realizados na Universidade do Estado da Carolina do Norte e na Universidade Rutgers, as duas nos EUA, revelaram algo surpreendente. O lugar mais sujo da cozinha não está na pia de lavar a louça, por mais que ela possa acumular utensílios e restos de alimentos.

Segundo os dados divulgados, o porta-tempero é o objeto que acumula a maior sujeira da cozinha. Se você tem um local que guarda os temperos, provavelmente ele é o mais sujo da cozinha, segundo as análises acadêmicas sobre o tema.

Por que este é o lugar mais sujo da cozinha, afinal de contas?

Os cientistas ouviram 371 voluntários a fim de entender e constatar qual seria o lugar mais sujo da cozinha. Cada uma das pessoas teve que preparar uma receita de empada de peru que estava contaminada propositalmente. Entre os ingredientes, havia uma bactéria fácil de rastrear e inofensiva para os seres humanos. O nome do microrganismo é MS2. Inclusive, a receita também pedia a preparação de uma salada.

Depois de fazer todo o preparo, os pesquisadores analisaram a cozinha utilizada em seus mínimos detalhes. O objetivo foi encontrar os lugares que tinham a maior quantidade de bactéria MS2.

Enquanto a maioria das superfícies não tinham mais do que 20% de contaminação pelo agente analisado, todos os potinhos de tempero utilizados no processo apresentavam 48% de contaminação. Ou seja, quase 50% deles estavam tomados pela bactéria colocada na amostragem.

O estudo foi publicado no Journal of Food Protection. O motivo para esse alto índice de contaminação está no fato de que os porta-temperos são utilizados a todo o momento, no começo, durante e no fim do processo de preparo. No entanto, raramente as pessoas lavam esses potinhos cada vez que eles são usados. Assustador, não é!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário