O pão é um alimento muito presente na mesa dos brasileiros, principalmente no café da manhã. Ele é fonte de energia e acompanha diversos complementos, como queijo, presunto, geleias, ovos…
Veja também: Pão velho fica novo igual de padaria: truque leva apenas 30 segundos!
Porém, para emagrecer, muitas pessoas acabam eliminando algumas fontes de carboidrato de sua alimentação. Essa iniciativa pode trazer resultados no curto prazo, mas é preciso lembrar que radicalismos podem não fazer bem.
Afinal, existem alguns benefícios que o pão pode trazer à saúde, principalmente se for consumido de forma moderada e em sua versão integral. Vamos aos motivos para não cortar o pão totalmente da sua vida!
Benefícios do consumo moderado de pão
Ajuda a emagrecer
O pão integral é rico em fibras, o que traz benefícios para o processo de emagrecimento. Ou seja, a fibra se expande para encher o estômago, o que significa que a pessoa se sente satisfeita mais rápido. Além disso, por ser um carboidrato complexo, o pão integral é digerido mais lentamente.
Auxilia no funcionamento do intestino
As fibras no pão também são úteis para outra os movimentos intestinais . Ou seja, os carboidratos mantêm o funcionamento do sistema digestivo e os resíduos circulam pelo corpo em um fluxo constante.
Você pode viver mais
De acordo com uma pesquisa da Harvard School of Public Health, existe uma associação entre uma dieta rica em grãos integrais e um menor risco de morte. Os resultados, presentes no JAMA Internal Medicine, mostraram que consumir grãos integrais reduz o risco de morte por doenças do coração. Isso vale para homens e mulheres.
O pão melhora o humor
De uma forma geral, os carboidratos aumentam os níveis de serotonina no cérebro. A serotonina é um neurotransmissor que melhora o humor e reduz o desejo por doces. Ou seja, é ótimo para quem está sofrendo com a dieta!