scorecardresearch ghost pixel



Novo modelo de pagamento das contas de luz não tem taxas extras

Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anuncia novo método de pagamento das contas de luz do brasileiros.



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que em breve os brasileiros poderão pagar a conta de luz usando o Pix. O sistema de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central é hoje a forma preferida dos consumidores para realizar transações financeiras.

Leia mais: PIX vira problema de Justiça: banco é condenado a restituir R$ 8.824 após falha em transferência

A regulamentação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) da última terça-feira, 23, e entra em vigor em 120 dias. Esse é o prazo máximo para que as distribuidoras de energia adequem suas cobranças à decisão.

O novo modelo de pagamento é isento de taxas e não exclui as demais modalidades existentes, como débito em conta e boleto com código de barras. Caso a empresa queira substituir esses meios e adotar exclusivamente o Pix, terá que obter o consentimento do cliente.

O sistema do Banco Central já é adotado por distribuidoras em diversas regiões do país, mas agora passa a ser uma opção obrigatória e padronizada. Para realizar o pagamento da conta de luz via Pix, bastará ler o QR Code enviado pela empresa, que ficará disponível para todos os usuários.

Vantagens

A Aneel afirma que a implementação do novo meio terá vantagens como melhoria na experiência do consumidor, diminuição de problemas resultantes das formas de pagamento convencionais, redução da demora para o reconhecimento da fatura e corte de gastos para as empresas.

“O Pix veio para modernizar o sistema de pagamento no Brasil e o sistema elétrico não poderia ficar fora disso. Algumas distribuidoras já anteciparam, fizeram isso facultativamente. Cabe à Aneel regular e exigir que todas forneçam ao consumidor essa ferramenta”, diz Ricardo Tili, relator do processo na Aneel.

Com o Pix, o pagamento cai em até 10 segundos, a qualquer hora do dia, sete dias por semana, inclusive nos finais de semana e feriados. Em 2022, o o volume financeiro de transações com a ferramenta chegou a R$ 10,9 trilhões.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário