scorecardresearch ghost pixel



Ouça seu médico: 3 motivos para evitar viagens longas em pós-operatório

Embora os médicos criem alertas, alguns pacientes costumam ignorar certas recomendações, mas é preciso estar atento à todas as consequências.



Cuidar da sua saúde deve ser uma prioridade, então é preciso respeitar o seu corpo, considerando determinadas restrições. Seja por motivos de estética ou casos clínicos, cirurgias costumam ocorrer no final do ano. Considerando essas situações, não tente ultrapassar certos limites, pois contradizer a palavra do médico pode ocasionar acidentes graves e problemas irreversíveis. 

Veja também: Tirar foto da mala antes de viajar: se você não fazia antes, comece agora!

Entenda porque pessoas operadas devem evitar viagens 

As cidades ficam lotadas 

Muitas cidades e estados tendem a lotar nos feriados, tornando as coisas ainda mais complicadas. Com tanta gente, há muito mais possibilidade de sofrer algum incidente, mesmo sendo algo pequeno. Os aborrecimentos podem até acontecer devido à necessidade de compra de passagens aéreas, hotéis ou pacotes turísticos com antecedência ou ação apropriada.

Viagens longas podem causar trombose

É possível desenvolver trombose durante uma viagem longa, pois ficar muito tempo em uma posição estática dificulta a circulação sanguínea, fazendo com que as veias se expandam rapidamente. Isso aumenta a probabilidade de ocorrer crises tromboembólicas, devido ao acúmulo de coágulos. A intervenção clínica em um avião não é tão eficiente pela falta de recursos, chegando a deixar sequelas graves e comprometer o resultado da cirurgia. 

O risco de contrair uma infecção aumenta 

Frequentar lugares diferentes do que você está acostumada te deixa mais suscetível às doenças e vírus, pois as diferentes condições de higiene e que estão presentes no destino costumam ser desconhecidas. Mesmo com imunizações, se o metabolismo está se recuperando, precisa ser poupado de qualquer extravagância fora dos protocolos de saúde. 

Se você está se recuperando, reconheça com detalhes quais são as possibilidades de passeio para o começo do ano. Converse com o médico e tire suas dúvidas quanto a precauções e medidas que precisam ser tomadas antes de planejar qualquer deslocamento que exija esforço. Mas lembre-se que é melhor poupar sua saúde agora para aproveitar as oportunidades de conhecer outros lugares futuramente, sem desgastes físicos e emocionais.

Foto: Medical-R/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário