scorecardresearch ghost pixel



Google terá mapa de alta definição para carros: ‘é como estar em um jogo’

O Google lançou um novo mapa de alta definição que será acoplado nos carros para garantir uma navegação detalhada do trajeto em que o motorista está.



A partir do ano que vem, alguns carros terão um mapa de navegação realista oferecido pelo próprio Google. A novidade foi anunciada pelas fabricantes Volvo e Polestar. O mapa HD é uma criação da bigtech e complementa o já tradicional Google Maps, com informações de tráfego em tempo real para fazer o melhor planejamento da rota.

Veja também: Ainda dão um caldo! 7 carros que saíram de linha, mas são SUPER valorizados

Mapa de navegação realística do Google deve chegar ao mercado em 2024

O mapa de navegação mais realista deverá chegar ao mercado em 2024 e contará com vários detalhes na imagem. Dentre eles estão os marcadores de faixa, sinais das pistas e barreiras nas rodovias. Um dos primeiros veículos a receber a tecnologia será o Volvo EX90, um carro 100% elétrico da marca, além do Polestar 3.

“Com base em nossa longa história de mapeamento do mundo, o novo mapa HD do Google foi projetado especificamente para montadoras e fornece dados abrangentes de nível de faixa e localização que são cruciais para alimentar a próxima geração de sistemas de direção assistida e autônoma”, disse Jorgen Behrens, vice-presidente e gerente geral da Geo Automotive Google.

Tecnologia precisará de placa de vídeo potente para renderizar as imagens

O novo mapa do Google não poderá ser instalado em qualquer veículo, pelo menos não inicialmente. Os carros que ostentarem a novidade deverão ser equipados com processador e placa de vídeo potente, no caso uma Nvidia.

Conforme as imagens já divulgadas, a sensação é a de estar em um jogo de computador, pilotando o carro em um ambiente virtual. Ou seja, você verá o veículo em terceira pessoa, na pista em que está trafegando. Isso é possível por meio das câmeras que o próprio automóvel terá integradas ao seu sistema.

Inclusive, em breve, será possível conectar o Google com os assistentes virtuais para checar nível de bateria do automóvel e até acionar algumas funções elétricas, como aquecer bancos, ligar ar-condicionado etc.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário