Você costuma lavar a carne depois que a compra no mercado ou no açougue? Se sim, saiba que existe um risco bem grande em fazer isso dentro da sua cozinha. Vale a pena entender o assunto mais a fundo para eliminar esse tipo de situação que pode acontecer com qualquer pessoa.
Veja também: EUA aprovam carne feita em laboratório: você teria coragem de comer?
Por que você não deve lavar carne na cozinha?
Na verdade, você até pode lavar carne antes de cozinhá-la, mas não deveria. Aliás, não existe nenhuma recomendação dos órgãos de saúde que demonstrem a necessidade de lavar uma peça de carne.
Afinal, ninguém irá comer “sushi de carne” (bovina, suína ou de frango), uma vez que a carne crua pode ter bactérias e parasitas. Esses últimos ainda podem resultar em uma cisticercose, a qual tem potencial para levar um ser humano a óbito.
Em contrapartida, depois de cozida corretamente, a carne pode ser consumida com segurança. Ela é responsável por preparos de alimentos muito apreciados pelos brasileiros, em todo o país.
Ao lavar a carne, você acaba retirando parte dos elementos responsáveis por dar sabor aos preparos. Inclusive, o ato de passar água pelo alimento pode impedir que ele atinja o ponto correto e que fique douradinho.
Riscos de lavar a carne e como eles afetam sua saúde
Mais do que os prejuízos de sabor, lavar carne antes do preparo oferece risco de contaminação cruzada. Como mencionado no início, as carnes contêm bactérias, parasitas e outros microrganismos nocivos à saúde. Este é o real problema de passar a peça pela torneira da pia.
Os respingos de água contaminada podem atingir utensílios e outros alimentos prontos que estão próximos do local. Estudos recentes mostram que a água contaminada pode respingar a mais de 2 metros de distância. Além disso, as roupas que você usa e suas mãos também entrarão em contato direto com qualquer agente nocivo que possa existir na peça de carne crua. Todo cuidado é pouco!
Foto: Long Phan/Shutterstock