scorecardresearch ghost pixel



Petrobras reduz o preço do gás natural às distribuidoras. Repasse chega ao consumidor final?

A redução chega a 11,1% e ocorre a partir de fevereiro. Medida não altera valor do botijão de gás.



A partir do dia 1º de fevereiro o gás natural transportado por dutos para as distribuidoras estará mais barato. Isso porque, a Petrobras anunciou, nesta terça-feira, 10, uma redução média de 11,1% no preço do metro cúbico de gás natural.

Leia mais: Agora é possível abastecer e pagar via Pix em postos Petrobras; aprenda como

Na prática, o valor do gás natural impacta no Gás Natural Veicular (GNV), usado em veículos automotores, no gás de cozinha encanado, e no gás utilizado como insumo de materiais da indústria. No entanto, vale lembrar que o anúncio não tem impacto no preço do botijão de gás, uma vez que este é composto por Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

A partir de fevereiro

Porém, essa redução dos valores para as distribuidoras vai ter que esperar até o próximo mês. Isso porque os contratos são reajustados trimestralmente. Por fim, vale lembrar que esse cálculo do índice do preço do gás natural acompanha as variações do dólar e do petróleo.

No trimestre anterior (novembro de 2022 a janeiro de 2023), por exemplo, o petróleo recuou 11,9%, enquanto o dólar sofreu uma leve desvalorização de 0,2%. Agora, é com base nesses índices que se explica a queda de 11,1% no valor do gás natural prevista para fevereiro.

Cálculo do valor final

Em nota oficial divulgada à imprensa, a Petrobras ressaltou que o preço final do gás natural ao consumidor leva em consideração fatores que vão além do preço de venda da companhia. Dentre eles estão o portfólio de suprimento de cada distribuidora, assim como suas margens (e, no caso do GNV, dos postos de revenda), além dos tributos federais e estaduais.

O que é gás natural

Gas natural é uma mistura de hidrocarbonetos leves, principalmente metano (CH4), encontrada em reservatórios subterrâneos de rochas porosas. Ele é frequentemente encontrado junto com óleo e gás de xisto e é usado como fonte de energia para aquecimento, geração de eletricidade e como matéria-prima em indústrias químicas. O gás natural é considerado uma fonte de energia mais limpa do que o carvão ou o óleo, pois emite menos dióxido de carbono quando queimado.

Alternativas para o gás natural

Existem várias alternativas ao gás natural, incluindo:

  1. Energia eólica: A energia gerada por meio de turbinas eólicas é limpa e renovável.
  2. Energia solar: A energia gerada por meio de painéis solares é limpa e renovável.
  3. Energia hidrelétrica: A energia gerada por meio de usinas hidrelétricas é limpa e renovável.
  4. Biomassa: A energia gerada a partir de fontes orgânicas, como madeira, resíduos agrícolas e resíduos animais, é uma forma de energia renovável.
  5. Geração de eletricidade a partir de fontes geotérmicas
  6. Combustíveis líquidos de biomassa, como biodiesel e etanol de cereais
  7. Energia Nuclear

Cada uma dessas alternativas tem suas próprias vantagens e desvantagens, e a escolha mais apropriada dependerá de fatores como disponibilidade local, custo e impacto ambiental.

Impactos do gás natural no meio ambiente

O gás natural pode ter impactos significativos no meio ambiente, incluindo:

  1. Emissões de gases de efeito estufa: Quando o gás natural é queimado para gerar energia, ele emite dióxido de carbono (CO2), metano (CH4) e outros gases de efeito estufa que contribuem para o aquecimento global.
  2. Emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e dióxido de enxofre (SO2): O gás natural também pode emitir esses poluentes quando queimado, o que pode causar problemas de saúde e impactar a qualidade do ar.
  3. Fugas de metano: Durante a extração, transporte e armazenamento do gás natural, pode haver fugas de metano, um gás de efeito estufa muito mais potente que o CO2.
  4. Impacto da extração: A extração de gás natural pode causar danos ao solo, água e ecossistemas, bem como afetar as comunidades locais e seus meios de subsistência.
  5. Consumo de água: Usos de gás natural como fracionamento hidráulico demandam grande quantidade de água e pode causar impactos a recursos hídricos.
  6. Impactos na saúde humana: A poluição do ar, água e solo, assim como as ações para extrair o gás natural, podem causar problemas de saúde para as comunidades locais.

No geral, o gás natural é considerado uma fonte de energia menos poluente do que o carvão ou o óleo, mas ainda tem impactos ambientais significativos, especialmente quando se trata de emissões de gases de efeito estufa.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário