scorecardresearch ghost pixel



Por que tubos para coleta de sangue precisam ter tampas coloridas?

As tampas para coleta de sangue têm cores diferentes e não é à toa. Elas possuem uma função bem específica que todos devem saber.



O hemograma é um exame laboratorial básico realizado para avaliar a função do sangue. O exame pode estimar a quantidade de eritrócitos, leucócitos, plaquetas e outras partículas sanguíneas, além de avaliar sua concentração.

Veja também: Fato ou fake: o limão tem mesmo o poder de ‘purificar’ o sangue?

Durante o procedimento, são obtidos valores brutos, considerando a contagem dos componentes, na intenção de identificar doenças e monitorar o desenvolvimento do paciente, de acordo com determinadas suspeitas. 

Os tipos de exame de sangue 

Os exames de sangue são divididos em quatro grandes grupos: exames bioquímicos, exames hematológicos, exames imunológicos e exames especializados.

Exames bioquímicos

Medem vários tipos de produtos químicos finamente equilibrados que são essenciais para reger as funções metabólicas do organismo. Essas análises são usadas com o objetivo de diagnosticar ou monitorar, avaliar e ajustar o tratamento para uma variedade de condições médicas, como diabetes, anemia ou doenças hepáticas.

Exames hematológicos 

Contabilizam células e fatores de coagulação no sangue. São usados para diagnosticar condições como anemia, leucemia e doença de Von Willebrand.

Exames imunológicos 

Registram imunoglobulinas, proteínas produzidas pelo sistema imunológico do organismo. Esses testes são usados para diagnosticar doenças infecciosas, alergias e outros problemas de saúde imune.

Exames especializados 

São usados para diagnosticar doenças específicas, como o câncer ou malária. Embora esses exames sejam em geral usados por pesquisadores ou laboratórios clínicos, alguns deles estão se tornando cada vez mais comuns em hospitais de emergência.

Considerando essas informações, os tubos de exame de sangue apresentam cores diferentes para diferenciar as análises laboratoriais. 

  • Vermelho: este tubo contém EDTA (ácido etilenodiaminotetracético). É usado para exame de hemoglobina, contagem de células sanguíneas e análise de eletrólitos.
  • Amarelo: apresenta citrato de sódio e conservante ácido fosfórico, usado para exames de coagulação do sangue.
  • Laranja: tem anticoagulante quelante de cálcio, que é usado para exames laboratoriais de enzimas.
  • Rosa: possui grupo separador de fracções lipídicas, sendo usado em exames de triglicerídeos, colesterol, etc.
  • Violeta: contém substâncias usadas para exames de proteínas.
  • Marrom: concentra um gel separador para exames de glicose. 
  • Azul: apresenta os anticorpos anti-A e anti-B para realizar tipagem sanguínea.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário