scorecardresearch ghost pixel



Poupança ganha da inflação pela 1ª vez em 4 anos

É a primeira vez em anos que a poupança ganha da inflação e fica acima, em ganho real, de outros tipos de investimento como Ibovespa, dólar, ouro, euro e BDRs.



Pela primeira vez em quatro anos, o dinheiro investido na poupança ganha da inflação. Em 2022, esse tipo de investimento teve rendimento real de 2%, segundo levantamento da Trademap. O resultado fez a modalidade, que é desaconselhada por muitos especialistas, fica acima, em ganho real, de outros tipos de investimento como Ibovespa, dólar, ouro, euro e BDRs.

Leia também: Hora da verdade: qual vale a pena investir em 2023, Nubank ou poupança?

No ano passado, apenas 5 das 13 principais aplicações financeiras do país apresentaram ganho acima da inflação, descontado o aumento de preços pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Poupança ganha da inflação, mas não é o investimento de maior rentabilidade

O levantamento é assinado por Einar Rivero, da consultoria Trademap. Na pesquisa, o maior ganho real foi registrado pelo IHFA, um índice do mercado financeiro que calcula a média dos fundos de investimento multimercado. Essa categoria teve rentabilidade real de 7,45%.

A Poupança aparece em quinto lugar na lista, atrás do IHFA, do IDIV, do CDI e do Ima Geral. Por outro lado, a maior perda real foi registrada no ano passado pelo bitcoin, com uma queda de 68,27%.

Histórico da rentabilidade da poupança

  • A inflação fechou o ano de 2022 em 5,79%, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).
  • Com isso, a poupança, que teve rendimento nominal de 7,9% em 2022, rendeu 2%.
  • Para fazer o cálculo do ganho real, como se trata de dois fatores medidos por porcentagem, é necessário fazer a divisão do rendimento do investimento pela inflação, diz o analista Einar Rivero, do TradeMap.
  • Em 2021, o rendimento real da poupança foi negativo em 6,37%. Já em 2020, a poupança teve rendimento negativo em 2,30% e, em 2019, o rendimento foi negativo em 0,05%.
  • 2018 foi o último ano em que a poupança rendeu mais que a inflação: o rendimento foi positivo em 0,85% no ano.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário