Assim como nos EUA, estão ser tornando cada vez mais populares programas, clubes e outras opções que tentam facilitar a experiência de quem quer ou precisa trocar um celular antigo por um novo.
Leia também: Pane no iPhone 14: Apple admite problema e promete correção
Por buscarem públicos diferentes, mas com o mesmo objetivo em comum, cada programa traz regras específicas e, claro, a vantagem de abater parte do valor ao entregar o aparelho antigo na hora de comprar o novo.
Em linhas gerais, não é exigido que o celular entregue esteja intacto, sem sinais de uso ou do tempo. No entanto, quanto maior o grau de conservação, maiores os descontos.
Como funcionam os programas para trocar um celular antigo com descontos e vantagens?
1- Troca Smart
O programa é uma inciativa do Trocafone. Nele, o consumidor deve levar o smartphone antigo até uma das 38 lojas parceiras – alguns exemplos de nomes famosos são Samsung, Americanas, Casas Bahia, Fast Shop, Magazine Luiza e iPlace.
Após fazer isso, o celular antigo segue por uma avaliação da condição do aparelho e dados como o IMEI, para confirmar que se trata mesmo de um telefone de sua propriedade. Quanto maios conservado o dispositivo, maior o desconto.
2- Claro Troca
Com proposta similar, o Claro Troca promete bônus extras e promoções válidas em lojas da operadora. Para participar, o cliente deve ir até uma das lojas da Claro e informar que quer participar do programa.
Na mesma hora, o vendedor irá avaliar o smartphone e consultar o valor do desconto de acordo com o estado de conservação do aparelho. Caso o desconto seja aprovado, o cliente ganha um voucher para ser utilizado na compra do celular novo naquela mesma loja.
Na simulação online, o desconto máximo conseguido foi de R$ 1.541,00 para um iPhone 12 (128 GB).
3- BuyBack iPlace
Fruto da parceria entre a Apple e a iPlace, o programa é pensado para quem quer adquirir um iPhone novo. Mesmo assim, são aceitos smartphones de outras marcas como Motorola e Samsung. A avaliação pode ser feita tanto presencialmente (numa unidade da empresa) quanto online, com uma etapa de envio via correios.
4- iPhone pra Sempre
Um dos mais populares, o iPhone pra Sempre, do Banco Itaú, é o mais diferente da lista. Para participar, o banco exige que o usuário tenha cartão de crédito com limite suficiente para pagar o valor do celular Apple desejado. Ele também não aceita receber o celular antigo como desconto.
No entanto, uma vez dentro do programa, o cliente passa a receber o iPhone mais recente a cada 21 meses. O valor pago pelo cliente corresponde a 70% do preço oficial do aparelho escolhido, dividido em 21 vezes. Se o cliente preferir sair do programa, ele pode devolver o aparelho ou pagar a porcentagem restante, de 30%.