O Reclame Aqui é um portal conhecido por ser o canal oficial dos consumidores brasileiros. É uma ponte para a comunicação entre clientes e empresas, principalmente quando as pessoas já não encontram mais nenhuma saída para resolver diversos problemas na experiência de compra. Veja quais são as empresas no topo do ranking das reclamações.
Leia mais: Samsung é alvo de reclamação de usuários por lentidão em 10 mil apps
O serviço é gratuito e permite aos brasileiros registrarem detalhes das experiências de compra e venda de produtos e serviços. No topo do ranking estão duas grandes operadoras de telecomunicação do Brasil. Em 2022, a Claro teve 111 mil queixas e a empresa não respondeu nenhuma delas.
Ranking das reclamações
Os consumidores reclamaram de problemas com a internet, com os planos de telefone e cobranças indevidas. O Reclame Aqui indica selos de empresas confiáveis e a Claro não garantiu nenhum – o que é um péssimo sinal.
Muitos brasileiros têm o costume de pesquisar os nomes das empresas no Reclame Aqui em busca de informações sobre o grau de confiança. Ou seja, para checar se as companhias entregam ou não o que prometem.
Ainda no ranking das reclamações, a Vivo também foi avaliada pelos consumidores. Os motivos foram os mesmos relatados pelos clientes da Claro. Do total de 53.030 avaliações, 49.504 não tiveram feedback.
Por mais que a empresa tenha mais de 18 anos de cadastro na plataforma, a Vivo também não conta com nenhum selo de recomendação.
E a Tim?
Ao contrário da Claro e da Vivo, a operadora Tim teve boa avaliação dos usuários. A pontuação é de 8,7. Os consumidores também se queixam sobre a qualidade da internet, as cobranças indevidas e outras reclamações sobre a qualidade dos serviços.
A vantagem é que a TIM adota uma postura diferente das outras concorrentes e responde as reclamações feitas pelos usuários no Reclame Aqui, com taxa de 90% de problemas resolvidos.