scorecardresearch ghost pixel



Robôs ‘desenhistas’ viraram alvo de disputa; entenda por quê

Com inteligência artificial, assim como o ChatGPT, os robos 'desenhistas' criam imagens com objetos e estilos artísticos escolhidos pelos usuários. Ferramenta gera debate de propriedade intelectual.



Atualmente, robôs que utilizam inteligência artificial têm ganhado popularidade e aberto discussões intensas sobre ética e propriedade intelectual. Esse último item tem ficado quente ao falar do uso dos robôs ‘desenhistas’ como o DALL-E 2, Midjourney e Stable Diffusion.

Leia também: ChatGPT: por que ferramenta de inteligência artificial preocupa professores?

Dos três robôs citados, apenas a empresa do DALL-E não foi processada por artistas nos Estados Unidos. No caso do Midjourney e Stable Diffusion, 3 processos reclamam do uso indevido de obras artísticas sem autorização para o treinamento dos robôs.

Como os robôs ‘desenhistas’ funcionam?

Os modelos usam inteligência artificial e são criados com o treinamento de redes neurais, um método que ensina máquinas a “pensarem”, ou melhor, a simularem pensamentos humanos, e fazerem ligações entre diferentes termos de forma parecida com o nosso cérebro.

Com isso, eles aprendem a identificar objetos a partir dos dados e suas descrições. Sendo assim, com o treinamento, esses robôs conseguem relacionar itens que não tenham ligação entre si, como um “coala andando de moto”, por exemplo.

Como resultado, diversas peças criativas acabam surgindo dos testes com os robôs. Já foram criadas, por exemplo, capas de álbuns musicais e de revistas, quadros abstratos, colagens e muito mais.

Um dos grandes problemas que geram polêmica é a falta de transparência de quais são os bancos de dados consultados pelos robôs para o seu trabalho.

Dos robôs citados, apenas o Stable Diffusion diz que usa o conjunto chamado LAION 5b, que reúne mais de 2,3 bilhões de imagens com as suas respectivas descrições em texto.

Como testar os robôs?

Todos os robôs citados podem ser testados gratuitamente. Começando pelo Midjourney, que pode ser testado no aplicativo Discord. Para acessá-lo, entre no site midjourney.com, clique em “Join the Beta” e siga as instruções para acessar o servidor. Em seguida, visite um dos chats, escreva “/imagine” e a descrição da imagem, envie a mensagem e aguarde alguns segundos.

Já o Stable Diffusion pode ser testado no site do DreamStudio. Para criar uma imagem, basta fazer um cadastro, informar o que ela deve desenhar e clicar em “Dream”.

Por fim, a versão beta do DALL-E 2 está disponível no site da OpenAI. Para usar o serviço, faça um cadastro ao clicar em “Sign up”, insira uma descrição em inglês, clique em “Generate” e aguarde até ele oferecer quatro sugestões de imagens.




Voltar ao topo

Deixe um comentário